106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Esta sexta-feira (9) é o último dia para se inscrever e participar da seleção do Projeto Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social. Serão ofertadas 180 vagas. O projeto, promovido pelo Polo Internacional Iguassu, é apoiado pela Itaipu Binacional desde 2006. O convênio atual, com três anos de duração, prevê um investimento de R$ 4.058.934,52 da Binacional.
Para se inscrever, é preciso ter entre 16 anos e 24 anos, estar cursando o ensino médio da rede pública ou ser egresso de até dois anos e ter renda familiar de até três salários-mínimos. As aulas acontecem nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu, na área da usina.
As áreas de formação oferecidas são para turismo e atendimento, comércio e marketing e hospitalidade e eventos. As inscrições on-line podem ser feitas no site https://poloiguassu.org/trilhajovem.
Para a confirmação da inscrição, é necessário levar cópias de documentos, como RG, CPF, comprovantes de renda e residência, histórico escolar ou declaração de matrícula. O endereço é Rua Alameda Rui Ferreira, 164, Unifoz, ao lado do Corpo de Bombeiros. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 45 99122-1893.
A lista com os selecionados será divulgada no dia 28 de fevereiro. Entre os benefícios, são oferecidos vale-transporte (conforme demanda), lanche e uniforme. O curso tem duração de seis meses. As aulas começam em abril e prosseguem até setembro, quando ocorre a Feira Jovem de Negócios. Nela, os jovens são apresentados e encaminhados ao mercado de trabalho.
O Trilha Jovem é promovido pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e conta com o apoio de Itaipu desde 2006. O grande diferencial do projeto é a metodologia, que trabalha com todas as dimensões de transformação social dos jovens - técnico-profissional, social e individual. Todo o aprendizado é baseado em normas do Sistema de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo.
Mais que um projeto social, o Trilha Jovem Iguassu promove uma mudança comportamental dos jovens que participam da capacitação. Eles aprendem na prática como se portar em sua comunidade, em seu trabalho e, o mais importante, a direcionarem suas vidas conforme o plano de vida e carreira que desenvolvem ao longo do projeto.
Em Foz do Iguaçu, mais de 2 mil jovens foram capacitados pelo programa com 85% da demanda atendida pelo mercado de trabalho.
Em 2023, o Trilha Jovem foi um dos oito projetos contemplados no Paraná para receber, em 2024, recursos do Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Fonte: Assessoria