Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estudantes da Rede Estadual participam de palestra sobre gravidez na adolescência em Missal

Mais de 250 alunas com idade entre 12 e 18 anos participaram da ação. As palestras integram a programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

  • 10/02/2024
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Estudantes da Rede Estadual participam de palestra sobre gravidez na adolescência em Missal

Entre os dias 07 e 09 de fevereiro, mais de 250 alunas da rede estadual de Educação em Missal participaram de palestra sobre gravidez na adolescência. O público preconizado foi alunas com idades entre 12 e 18 anos. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de prevenção a Gravidez na Adolescência.

No dia 07 de fevereiro alunas do Colégio Estadual Pe Eduardo Michelis, receberam as orientações e informações com a Dra. Cynthia Dauana Bento, no Centro de Convivência dos Idosos. Alunas do Colégio Estadual de Campo Teotônio Vilela do Portão Ocoí ouviram as recomendações da Dra. Maria Gabriela Alves.

No dia 08 de fevereiro foi a vez das alunas do Colégio Estadual de Campo Tancredo Neves de Dom Armando e na sexta-feira, dia 09, alunas da Escola Estadual de Campo Aurélio Piloto de Vista alegre, ambas palestras com Dra. Cynthia Dauana Bento.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que acrescentou ao Estatuto da Criança e Adolescente - ECA. É realizada na primeira semana do mês de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A gestação não planejada na adolescência pode resultar da falta de conhecimento da adolescente sobre sua saúde, sobre as consequências na sua vida, bem como ao acesso limitado aos métodos contraceptivos eficazes.

A gravidez nesse grupo pode estar mais associada a problemas de saúde, emocionais e sociais para as meninas, cuja maturidade para a maternidade ainda não está formada, acarretando problemas psíquicos para toda a vida, pois se encontra intimamente relacionada à violência sexual.

Segundo dados da Secretaria de Saúde durante o quadriênio de 2020 a 2023, houve uma redução gradativa no número de gestante na "adolescência",

 idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos.

Fonte: Assessoria

Autor do post