106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Escola de Pais, projeto voluntário e gratuito que discute os desafios da educação com pais de São Miguel do Iguaçu, está se preparando para iniciar as atividades em 2024. Em entrevista ao Costa Oeste News, o coordenador da Escola, Francisco Carlos Castanhel, falou sobre a participação dos pais na educação dos filhos.
"O objetivo da Escola de Pais é discutir com os pais os desafios de educar", afirma Francisco. "A educação deve ser um processo permanente, então, nós adultos, pais, precisamos continuar estudando, sim. Não daquela maneira formal, com cadernos e livros, que também são importantes hoje em dia, mas é importante estar sempre atualizado, estudar novas maneiras de se relacionar."
Francisco avalia as atividades de 2023 como positivas. "Fizemos quatro ciclos de debates, participamos de revisão estadual e nacional, do Congresso Nacional, tivemos inúmeras apresentações e webinares através do YouTube, com muito conteúdo educativo", conta ele. "O acervo da Escola de Pais durante 2023 foi muito enriquecido."
Para 2024, a Escola de Pais pretende focar na mudança de postura e comportamento dos pais.
"O primeiro passo é decidir mudar", diz Francisco. "Se eu me coloco numa posição de que já sou adulto, já passei por inúmeras experiências e não preciso mais de nada, vai ficar um pouco difícil. O cotidiano nos oferece situações riquíssimas e oportunidades para gente mudar, sim. A Escola de Pais vai oportunizar um espaço de reflexão e diálogo para que cada um, a partir dos seus valores, da sua história de vida e do ambiente familiar, possa buscar situações que consigam resolver esses desafios."
Já existe uma previsão para o início das atividades da Escola de Pais em 2024.
"No começo de março, já começaremos contatos com escolas", conta Francisco. "Temos os nossos grandes parceiros, que são os conselheiros tutelares, o pessoal do CRAS e do CREAS, que já conhecem o nosso trabalho e nos ajudam a levar as pessoas para lá. Contamos com eles e o apoio deles é incrível, magnífico. Esse é o propósito: sociedade civil e governo atuando juntos."
Fonte: Costa Oeste News