Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Atuação do Conselho dos Lindeiros em redes é enaltecido na região e conquista destaque no Estado

Diversas ações estão em fase de organização e execução.

  • 22/02/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Atuação do Conselho dos Lindeiros em redes é enaltecido na região e conquista destaque no Estado

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu inovou em sua gestão regional com a atuação em estrutura de ‘redes’. Esta nova metodologia classifica o presidente da entidade, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), entre os três gestores destaque do Estado no Paraná em Governança Territorial, pelo Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). 

Nesta quarta-feira (21), a diretoria, e convidados, atendeu comitiva do Sebrae em reunião de verificação de informações para o PSPE. 

Evandro Grade alcança a classificação a partir do protagonismo nas redes de atuação. Foram inscritas a ‘Rede de Cooperação do Artesanato’, ‘Rede de Esportes dos Lindeiros’, e renovação do Convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado com a Itaipu Binacional para atender 55 municípios. “Além destas, temos outras sendo executadas, caso das redes de Educação, de Turismo, de Segurança Pública, de Infraestrutura, de Desenvolvimento Econômico e de Integração Brasil com Paraguai”, enaltece Zado.

O coordenador estadual de inovação do Sebrae-PR, Michael Douglas Camilo, ressalta que “ficou evidente o trabalho realizado a partir dos relatos dos participantes das redes de esporte, artesanato e Linha Ecológica”.

Ações

Diversas ações estão em fase de organização e execução. “Precisamos inovar em prol do desenvolvimento regional”, ressalta o presidente. 

Fórum de Turismo Náutico

O Conselho dos Lindeiros, Adetur Cataratas e Caminhos, Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI) instituíram o Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu.

O objetivo principal desta nova ferramenta é impulsionar investimentos, integração, promoção, práticas responsáveis, inovação e crescimento equilibrado do setor de turismo náutico na região.

Artesanato

As artesãs Anália Ferreira e Emília Machado (mãe e filha), comemoram o avanço no setor com cursos, feiras e divulgação do artesanato na região, o que também abre mercado. O mesmo sentimento é compartilhado por quem trabalha na confecção de ecobags destinadas a Adetur Cataratas e Caminhos. Por intermédio deste projeto são utilizadas sobras de indústrias de confecção, gera-se renda às costureiras e é divulgado o turismo regional. 

Educação

Uma das primeiras ações da Rede de Educação é o projeto Mais Ideb. Por esta iniciativa o Conselho dos Lindeiros e a Itaipu Binacional estabeleceram um convênio de cooperação financeira de, aproximadamente R$24 milhões. “O projeto consiste em disponibilizar ferramentas pedagógicas suplementares para o ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, nas escolas municipais, impactando cerca de 34.926 alunos e capacitando aproximadamente 3.949 professores”, informa a secretária de Educação e Cultura de Santa Helena, Ana Paula da Silva. Os materiais, ‘Aprova Brasil’ e ‘Território da Leitura’ estão sendo entregues esta semana aos municípios.

Esporte

A Rede de Esportes teve como primeira ação a realização do Mais Verão ao Lago de Itaipu, que conta com patrocínio da Itaipu Binacional e atende aos 16 municípios lindeiros com competições esportivas e atividades complementares. Neste ano também estão sendo contemplados os idosos. “Unimos esforços para melhorar o Mais Verão”, destaca o coordenador da Rede, Cristiano Metzner (Suko). 

Linha Ecológica

Primeira ação de 2024, o Convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado com a Itaipu Binacional, disponibiliza aproximadamente R$3,2 milhões para ações voltadas à educação ambiental, arte e cultura por intermédio de apresentações, palestras e oficinas.

Novas Redes

Novas redes estão sendo estruturadas, e esta é uma forma de tornar o trabalho mais dinâmico e envolver os interessados diretos em cada setor de atuação.


Fonte: Assessoria

Autor do post