106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As multas por uso de celular no trânsito aumentam 29% no Paraná em 2023 em comparação a 2022, segundo dados do Mistério dos Transportes. Os números se referem aos períodos entre janeiro e novembro de cada ano.
Somente em 2023, foram emitidas 110.891 multas no Paraná por motoristas flagrados usando celular enquanto dirigiam. Os números revelam que uma multa é aplicada a cada 4 minutos, por uso de celular ao volante no Paraná.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) falar ou manusear o celular ao volante é considerada uma infração gravíssima e prevê multa de R$ 293,47, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
O estado aparece em quarto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Multas de janeiro a novembro, por estado:
1º São Paulo: 668.500
2º Minas Gerais: 189.863
3º Rio de Janeiro: 113.539
4º Paraná: 110.891
5º Santa Catarina: 85.603
Riscos
Os riscos de acidentes causados por motoristas que dirigem enquanto usam celular é tão grande que podem ser comparados aos riscos de dirigir embriagado, conforme o diretor de operação de transito da Secretaria Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá, Gilson Dias.
"É muito risco, você perde toda sua visão periférica, você perde o tempo de reação e a gente sabe que vc a 60kms/hora, em milésimos de segundo, faz a diferença. Um veiculo que freia na sua frente, e você está distraído no celular, com certeza vc vai colidir na traseira dele. [...] Você perde a noção, o sentido, a reação , é muito perigoso", explicou o profissional.
"Ele (celular) junto com a direção não combina. Então coloca no silencioso, coloca o celular num lugar que você (motorista) não consiga visualizar se está chegando mensagem ou se está chegando ligação. [...] é nessa 'olhadinha' que o sinistro acontece", afrimou o gerente.
A melhor saída para evitar acidentes e ser surpreendido com uma multa gravíssima é a conscientização. O empresário Roberto Luiz levou recentemente uma multa por dirigir manuseando o celular. Ele diz ele foi a primeira e será a ultima vez também.
"A gente está parado no sinaleiro, você para e já mania de pegar o celular. R$ 293 reais e sete pontos (na carteira). [...] Doeu no bolso e a carteira também, tbm, 7 pontos já é bastante. [...] tentar deixar (celular) guardado para não pegar, melhor coisa", disse o motorista.
Fonte: G1