106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O embaixador do Reino Hachemita da Jordânia no Brasil, e embaixador não residente no Paraguai, Maen Masadeh, acompanhado de sua esposa, Suhair Masadeh, foi recebido nesta segunda-feira (26) pelo diretor financeiro executivo de Itaipu, André Pepitone. É a primeira vez que o embaixador visita Foz do Iguaçu (PR) e uma usina hidrelétrica.
Masadeh está cumprindo agenda oficial em Foz do Iguaçu para assinar um acordo de irmanação entre o município brasileiro e Petra. Enquanto Foz tem as Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas da natureza, Petra foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, em 2007, e se localiza num vale declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, que descreveu o sítio arqueológico ali existente como "uma das mais preciosas propriedades culturais da herança cultural do homem".
“É uma satisfação receber o embaixador da Jordânia em nossa empresa, ainda mais que essa é a primeira oportunidade que ele tem de visitar uma usina hidrelétrica”, comentou Pepitone. Para o diretor, a visita ocorre num momento especial em que o embaixador firmará com a Prefeitura de Foz um convênio para tornar as duas cidades irmãs.
O embaixador assistiu ao vídeo institucional de Itaipu, no Centro de Recepção de Visitantes, e depois, na sala VIP, trocou presentes com o diretor financeiro de Itaipu.
Cidades-irmãs
O processo de irmanação teve início em 2018, quando Foz do Iguaçu manifestou interesse em estabelecer laços fraternais com Petra. Após anos de negociações e tramitações legais, o acordo será assinado na quarta-feira (28).
Para o embaixador, a assinatura do acordo representa não apenas um compromisso formal entre as duas cidades, mas também uma oportunidade de intercâmbio cultural, desenvolvimento econômico mútuo e a promoção de projetos que beneficiem ambas as comunidades.
“É o início de uma cooperação, de um trabalho que vai trazer vantagens para as duas cidades, com a promoção do roteiro turístico de Foz na Jordânia e da Jordânia em Foz. A atuação será não apenas na parte turística, mas também cultural, acadêmica e econômica”, explicou.
O diretor de Assuntos Internacionais de Foz, Jihad Abu Ali, falou que esse convênio consolida uma parceria que promete fortalecer a cooperação em diversas áreas, “como cultura, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais”.
Fonte: Assessoria