Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guia de Trânsito Animal pode ser emitida por sindicatos rurais

O documento é obrigatório para o transporte dentro e fora do estado.

Guia de Trânsito Animal pode ser emitida por sindicatos rurais

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, o Sistema da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural renovaram o convênio que permite a emissão da Guia de Trânsito Animal pelos sindicatos rurais. O documento é obrigatório para o transporte dentro e fora do estado. 

A GTA é válida para animais de vocação comercial, incluindo caixas de abelhas e ovos férteis. A exceção é para os domésticos, como cães e gatos. O novo convênio vale por mais cinco anos. 

 “A renovação deste convênio atende às nossas diretrizes de parcerias público-privada. Por meio dos sindicatos rurais, o produtor terá acesso ao serviço na sua localidade, inclusive em locais que não temos atendimento”, explicou o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. .

Desde o início da parceria, em 2019, 87 entidades sindicais passaram a emitir a guia. Antes, esse serviço era prestado pela Adapar e órgãos municipais. 

“Esse é mais um serviço que o produtor vai poder continuar fazendo diretamente no sindicato rural. Desta forma, os pecuaristas têm mais facilidade para tirar sua documentação e ganham, também, o Governo do Estado e a Adapar, que vão aproveitar toda a capilaridade do nosso sistema sindical rural para levar esse serviço a todos os cantos do Paraná, sem custo ao poder público”, disse o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.

Cada sindicato precisa que os funcionários participem de treinamentos e capacitações para utilização dos sistemas de dados, emissão da GTA, boletos de taxas e lançamentos de comprovante de atualização cadastral. 

Fonte: ParanáPortal

Autor do post