106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, o Sistema da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural renovaram o convênio que permite a emissão da Guia de Trânsito Animal pelos sindicatos rurais. O documento é obrigatório para o transporte dentro e fora do estado.
A GTA é válida para animais de vocação comercial, incluindo caixas de abelhas e ovos férteis. A exceção é para os domésticos, como cães e gatos. O novo convênio vale por mais cinco anos.
“A renovação deste convênio atende às nossas diretrizes de parcerias público-privada. Por meio dos sindicatos rurais, o produtor terá acesso ao serviço na sua localidade, inclusive em locais que não temos atendimento”, explicou o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. .
Desde o início da parceria, em 2019, 87 entidades sindicais passaram a emitir a guia. Antes, esse serviço era prestado pela Adapar e órgãos municipais.
“Esse é mais um serviço que o produtor vai poder continuar fazendo diretamente no sindicato rural. Desta forma, os pecuaristas têm mais facilidade para tirar sua documentação e ganham, também, o Governo do Estado e a Adapar, que vão aproveitar toda a capilaridade do nosso sistema sindical rural para levar esse serviço a todos os cantos do Paraná, sem custo ao poder público”, disse o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.
Cada sindicato precisa que os funcionários participem de treinamentos e capacitações para utilização dos sistemas de dados, emissão da GTA, boletos de taxas e lançamentos de comprovante de atualização cadastral.
Fonte: ParanáPortal