106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Lar Cooperativa Agroindustrial celebrou um marco significativo na última terça-feira, 19, com a inauguração da ampliação do incubatório em Itaipulândia, PR. A cerimônia, que também comemorou os 60 anos de atuação da cooperativa, contou com a presença de notáveis autoridades e colaboradores, entre eles o presidente da Lar, Ireneo da Costa Rodrigues, o vice-governador Darci Piana, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates.
Na ocasião, o presidente da Lar, Ireneo da Costa Rodrigues, ressaltou a capacidade produtiva da cooperativa: “A Lar abate hoje 1 milhão e cem mil frangos por dia, em quatro plantas, todos os dias da semana. Então nós temos uma necessidade de diariamente incubar 1 milhão e 200 mil ovos, para poder ter mais de 1 milhão e cem mil pintainhos para ir para as granjas. E é isso que a Lar faz. Em 24 anos, a Lar se tornou a terceira maior empresa de abate de frango do país, e nós temos hoje 95% da nossa linha de pintainhos sendo produzida nos nossos dois incubatórios, onde aqui em Itaipulandia é o maior, o de número dois, que era o mais antigo é em Santa Helena, e isso nos permite fazer uma agricultura cada vez melhor, gerando empregos, a agricultura da LAR gera mais de 20.000 empregos, e nós utilizamos diariamente só para dar um dado: 95.000 sacos de milho, são transformados em ração.”
A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, expressou a satisfação com o avanço: “Estamos muito felizes com essa inauguração, para Itaipulândia, isso representa um grande passo. Itaipulândia, na sua história por vários e vários anos, esteve à frente da sua economia, e esse município que é essencialmente agrícola. Então desde 2022, a Avicultura está à frente de toda a economia do agronegócio de Itaipulândia. Então juntando o incubatório do tamanho que estava, e nós estávamos começando em 2022, o primeiro núcleo de ovos férteis do município de Itaipulândia. Então hoje já nós temos em atividade dois núcleos de ovos férteis e já temos a autorização da Lar, para o terceiro núcleo.”
O secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, comentou sobre o impacto da expansão: “Hoje mais um impulso para o crescimento da nossa Avicultura. É uma Avicultura que lidera no Brasil, tanto produção quanto exportações com muita folga, que cresceu o ano passado quase 6%, que tem uma tendência de continuar crescendo esse ano, e essa é uma etapa importante no processo de suprimento de pintainhos, para que os nossos agricultores, aqueles que se dedicam a engordar frango, possam receber produtos de qualidade e ali fazer bem sua atividade, ganhar dinheiro e fomentar ainda, fazer crescer ainda mais essa importante cooperativa que nós temos orgulho que é a Lar.”
O vice-governador, Darci Piana, destacou a posição da Lar no estado: “A Lar é a segunda maior cooperativa em faturamento do Paraná. Um orgulho, a gente poder estar aqui, numa data muito especial, com 60 anos juntamente com esse investimento dessa incubadora para 1 milhão e 100.000 pintinho por dia. É uma demonstração daquilo que o nosso estado tem capacidade de produzir o alimento para o mundo inteiro. São mais de 80 países, são clientes da Lar.”
Fonte: Costa Oeste News