Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Lar Cooperativa marca 60 anos com expansão significativa

“Já temos em atividade dois núcleos de ovos férteis e já temos a autorização da Lar, para o terceiro núcleo”

A Lar Cooperativa Agroindustrial celebrou um marco significativo na última terça-feira, 19, com a inauguração da ampliação do incubatório em Itaipulândia, PR. A cerimônia, que também comemorou os 60 anos de atuação da cooperativa, contou com a presença de notáveis autoridades e colaboradores, entre eles o presidente da Lar, Ireneo da Costa Rodrigues, o vice-governador Darci Piana, o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates.

Na ocasião, o presidente da Lar, Ireneo da Costa Rodrigues, ressaltou a capacidade produtiva da cooperativa: “A Lar abate hoje 1 milhão e cem mil frangos por dia, em quatro plantas, todos os dias da semana. Então nós temos uma necessidade de diariamente incubar 1 milhão e 200 mil ovos, para poder ter mais de 1 milhão e cem mil pintainhos para ir para as granjas. E é isso que a Lar faz. Em 24 anos, a Lar se tornou a terceira maior empresa de abate de frango do país, e nós temos hoje 95% da nossa linha de pintainhos sendo produzida nos nossos dois incubatórios, onde aqui em Itaipulandia é o maior, o de número dois, que era o mais antigo é em Santa Helena, e isso nos permite fazer uma agricultura cada vez melhor, gerando empregos, a agricultura da LAR gera mais de 20.000 empregos, e nós utilizamos diariamente só para dar um dado: 95.000 sacos de milho, são transformados em ração.”

A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, expressou a satisfação com o avanço: “Estamos muito felizes com essa inauguração, para Itaipulândia, isso representa um grande passo. Itaipulândia, na sua história por vários e vários anos, esteve à frente da sua economia, e esse município que é essencialmente agrícola. Então desde 2022, a Avicultura está à frente de toda a economia do agronegócio de Itaipulândia. Então juntando o incubatório do tamanho que estava, e nós estávamos começando em 2022, o primeiro núcleo de ovos férteis do município de Itaipulândia. Então hoje já nós temos em atividade dois núcleos de ovos férteis e já temos a autorização da Lar, para o terceiro núcleo.”

O secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, comentou sobre o impacto da expansão: “Hoje mais um impulso para o crescimento da nossa Avicultura. É uma Avicultura que lidera no Brasil, tanto produção quanto exportações com muita folga, que cresceu o ano passado quase 6%, que tem uma tendência de continuar crescendo esse ano, e essa é uma etapa importante no processo de suprimento de pintainhos, para que os nossos agricultores, aqueles que se dedicam a engordar frango, possam receber produtos de qualidade e ali fazer bem sua atividade, ganhar dinheiro e fomentar ainda, fazer crescer ainda mais essa importante cooperativa que nós temos orgulho que é a Lar.”

O vice-governador, Darci Piana, destacou a posição da Lar no estado: “A Lar é a segunda maior cooperativa em faturamento do Paraná. Um orgulho, a gente poder estar aqui, numa data muito especial, com 60 anos juntamente com esse investimento dessa incubadora para 1 milhão e 100.000 pintinho por dia. É uma demonstração daquilo que o nosso estado tem capacidade de produzir o alimento para o mundo inteiro. São mais de 80 países, são clientes da Lar.”

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post