106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No Costa Oeste News desta terça-feira (26), entrevistamos a pedagoga e educadora parental, Ivone de Oliveira, para discutir os fundamentos da Educação Parental na sociedade contemporânea.
Ivone defende a Educação Parental como um modelo baseado na educação positiva, que rejeita abordagens tradicionais e autoritárias, reconhecendo os danos emocionais causados em crianças e jovens. Segundo ela, "a educação parental visa trazer apoio às famílias, oferecendo orientação e alternativas para criar repertórios educacionais mais saudáveis."
Para Ivone, os pais desempenham um papel crucial na competência social dos filhos, devendo estar presentes e exercer autoridade de forma firme e gentil. Conforme a pedagoga, "eles precisam estar por perto, eles que têm que dominar os filhos, digamos de forma firme e gentil."
Ela alerta para os riscos da falta de apoio parental, destacando os traumas causados pela negligência emocional e as consequências negativas na vida de crianças e adolescentes. Segundo Ivone, "os riscos são esses, cada vez mais traumas, consequências negativas na vida desses adolescentes, dessas crianças."
Com a experiência no campo educacional, Ivone relata casos em que pais tentam transferir a responsabilidade da educação para as escolas, enfatizando o compromisso dos pais reconhecerem que o comportamento dos filhos é reflexo das próprias ações. Como destaca, "a gente tem que entender também, que o comportamento dos nossos filhos vem de nós, é reflexo, então muitas vezes a gente fica batendo o martelo em cima de que eu quero que ele mude, ele precisa mudar, quando na verdade quem precisa mudar somos nós."
Fonte: Costa Oeste News