106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Durante três dias, o município de Toledo sediou o Inovameat, um evento que reuniu produtores, especialistas e autoridades para discutir os rumos da produção de proteína animal na região. Com uma programação diversificada, o evento proporcionou um amplo debate sobre inovação, tecnologia e desafios enfrentados pelos pecuaristas e avicultores.
A produtora Juciely Tonial ressaltou o evento como um espaço para buscar soluções diante dos desafios enfrentados pelos produtores. "Eu vim buscar soluções, somos produtores cooperados, a independência está inviável em toda a região, em qualquer outra cadeia. Ser cooperado ou fazer parte de alguma empresa tá tendo mais retorno financeiro e também pela assessoria, tanto pela parte de cooperativas, veterinários, assistência técnica, se torna mais viável", afirmou.
O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, salientou a relevância do Inovameat como uma oportunidade para conhecer as inovações tecnológicas do setor e aplicá-las nas organizações privadas. "Quem vem aqui, vem ver o que há de mais moderno, mais inovador em termos tecnológicos, portanto, aprende e pode introduzir o que aprendeu aqui nas organizações privadas", disse.
Entre os expositores, Carlos Alexandre apresentou avanços na área do sensoreamento remoto, destacando como os produtores podem ter acesso a informações precisas sobre suas produções. "Através do sensoreamento remoto, o produtor ele tem acesso a todas as informações que acontecem num ambiente, num aviário, numa psicultura através de sensores sem fio. O produtor tem acesso a consumo, peso, balança, conversão alimentar, tudo que acontece no dia a dia da produção", explicou.
Para Mariane Gonçalves, uma das preocupações é proporcionar aos produtores rurais maior acesso a dados e informações relevantes para o manejo do gado. "Buscamos ajudar da melhor maneira possível o produtor rural, no caso, os pecuaristas têm uma carência, uma falta de acessibilidade ao acesso de dados. Se um gado tá doente, e vai ser tratado aquela doença, mas e amanhã, e depois, e Se permitir perdurar essa doença, esse incômodo, porque de certa forma ele vai ter que gastar, disponibilizar tempo, recurso veterinário", ressaltou.
O secretário de agronegócio, Diego Bonaldo, expressou satisfação com o sucesso do evento, destacando a participação de cerca de 2.000 pessoas e os debates sobre oportunidades e inovação no setor. "Superou nossas expectativas, a gente previa em torno de 2.000 pessoas e a gente passa todo esse evento, falando de oportunidades, desafios inovação, qualificando o produtor, que ele entenda e a gente também possa construir algumas soluções, que a gente Coloque mais dinheiro no bolso do Produtor", afirmou.
Beto Lunitti, prefeito de Toledo (PR), ressaltou a necessidade de envolver jovens e acadêmicos no debate sobre o futuro da produção de proteína animal. "Além de recebermos gente desta área, a gente está buscando contemplar a vocação daquelas jovens e adolescentes que estão estudando no ensino médio, nos colégios agrícolas da região, gente de academia de pesquisa, para que haja a integração de informações e que a gente possa para o futuro, ter também novos integrantes nessa propositura de formação de saberes, a partir desta cadeia belíssima da economia, que é a produção de proteína animal", concluiu.
O Inovameat se consolidou como um espaço fundamental para promover o diálogo e a troca de experiências entre os diferentes atores do setor agropecuário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inovação na produção de proteína animal na região.
Fonte: Costa Oeste News