Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cerca de 70 baleias são encontradas mortas no sul do Chile

  • 21/07/2016
  • Foto(s): AFP
Cerca de 70 baleias são encontradas mortas no sul do Chile
Cerca de 70 baleias foram encontradas mortas no sul do Chile, menos de um ano depois do encalhe maciço de mais de 330 cetáceos ocorrido em uma área remota da Patagônia chilena, informou o Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca).

Os animais foram detectados a cerca de seis horas de navegação de Porto Chacabuco, na região de Aysén, e pelo seu tamanho foi descartado que pertencessem à mesma espécie das mais de 330 baleias-sei encalhadas no final de 2015 no extremo sul chileno. 

"São menores dos que observamos na vez anterior", e se trata de "cerca de 60 a 70 exemplares, que estão em um lugar bastante mais acessível", que permitirá um processo de inspeção nos próximos dias, disse o diretor do Sernapesca, José Miguel Burgos.

Os animais morreram há mais de dois meses, afirmaram as autoridades, acrescentando que os cadáveres "ainda estão inteiros, por isso estamos otimistas de poder realizar autópsias" para determinar as hipóteses da varação.

Embora tenha sido complicado determinar o que provocou o primeiro encalhe maciço, devido ao avançado estado de decomposição dos animais quando foram encontrados, os cientistas apontaram a "maré vermelha", uma floração de algas nocivas, como a causa mais provável.

No novo encalhe, "a primeira coisa que temos que investigar é se houve intervenção humana ou não", acrescentou Burgos.

Fonte: AFP

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557