106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na tarde desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou a 10ª sessão ordinária, com expressiva participação dos vereadores e do poder executivo local. Apenas o vereador Kleverson Takahashi não esteve presente durante a sessão, que foi marcada pela apresentação e discussão de diversos projetos e indicações.
O poder executivo encaminhou quatro projetos de lei para análise dos vereadores, enquanto a câmara apresentou um projeto de lei, seis indicações, um requerimento e uma proposta de voto de congratulações ao piloto de kart São miguelense, Caio Walnier Zorzetto.
A indicação de número 38/2024 se destacou durante a sessão, sendo defendida pelo presidente da casa, vereador Anderson Lazzeris, e o colega da base aliada do executivo, vereador Vando da Garagem. Esta proposta solicita a contratação urgente de um neurologista pediátrico para a Secretaria de Saúde do município.
A falta de atendimento dessa especialidade tem prejudicado inúmeras crianças que dependem de laudo para iniciar ou dar continuidade a tratamentos com remédios controlados.
"Isso é uma indicação que já eu vinha cobrando de outras formas, agora juntamente com o vereador Vando nós estávamos dialogando. A demanda tá muito grande das nossas crianças aqui no nosso município que precisam desse atendimento com os nossos neuropediatras. Eu vivo isso em casa, meu filho tem autismo, a gente sempre tem que tá levando ele para outros municípios, é muito escasso na nossa região, esses neurologistas, destacou Lazzeris."
O vereador Lazzeris também ressaltou a questão econômica e social da contratação desse profissional: "São consultas caras que muitas pessoas hoje não teriam condições de pagar, então trazendo esse neuro para o nosso município, com certeza, vai estar diminuindo um pouco da demanda de todas essas crianças que precisam dessa consulta."
Ele expressou um apelo ao Executivo local: "Gostaria muito que o Executivo olhasse com carinho para buscar esse médico para o nosso município. Com certeza nós já estivemos conversando com a secretária de saúde também, com o prefeito, sobre a situação. A gente já vem cobrando isso, o neurologista na maioria das consultas ele cobra entre 600 a 800 reais uma consulta e a demanda também do município para remunerar às vezes seria inviável, para ele estar saindo de um consultório particular e vir prestar serviço para nós, então essa demanda também fica um pouquinho mais difícil de alcançar, mas a gente tá tentando encaixar dentro de um valor que ele possa estar recebendo e poder também estar atendendo nossas crianças."
A proposta agora aguarda os próximos passos do poder executivo, visando atender a demanda crescente por atendimento neurológico pediátrico na cidade.
Fonte: Costa Oeste News