Ouça ao vivo

Iguaçuense embarca para jornada de 800 quilômetros a pé

Defensor da prática de caminhadas em contato com a natureza para combater a ansiedade e depressão, Alfredo Taranto está prestes a iniciar o mítico Caminho de Santiago.

  • 16/04/2024
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Iguaçuense embarca para jornada de 800 quilômetros a pé
Iguaçuense embarca para jornada de 800 quilômetros a pé

Na próxima sexta-feira (19), o coronel da reserva do Exército e ex-superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu, Alfredo Taranto, deixará Foz do Iguaçu com destino a Madri, capital espanhola, para enfrentar um desafio que já bate à porta. Aos 57 anos, ele percorrerá a pé uma viagem milenar e repleta de significados: o Caminho de Santiago de Compostela, na França e Espanha.

Taranto vem se preparando para a jornada desde agosto do ano passado, quando iniciou um intenso treinamento físico e mental. Foram muitas caminhadas carregando uma mochila pesada, treinamentos de musculação e natação e dieta controlada.

Ele chegará a Madri no sábado (20) e em seguida se deslocará para Saint Jean Pied De Port, cidade francesa localizada junto à cordilheira dos Pirineus, na fronteira com a Espanha e ponto de partida do Caminho Francês – o mais tradicional dos diferentes trajetos do Caminho de Santiago. Todos conduzem ao mesmo destino, a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Na próxima segunda-feira (22) ele começará a peregrinação. Pela frente, uma caminhada de pouco mais de 800 quilômetros, planejada para cumprir em 33 dias, percorrendo uma média de 25 quilômetros diários.

Sonho antigo

Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade, o Caminho de Santiago é uma das peregrinações mais conhecidas do planeta. Há mais de mil anos pessoas de todo o mundo se aventuram na jornada de veneração às relíquias do apóstolo Tiago, posteriormente conhecido como Santiago, depositadas na Catedral de Santiago de Compostela, ponto de chegada da romaria.

Fonte: H2FOZ

Autor do post