Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Evento na Itaipu reúne especialistas do setor elétrico de 14 países

Conselho Técnico do Cigre reúne profissionais do mais elevado gabarito técnico e líderes em suas respectivas organizações.

  • 17/04/2024
  • Foto(s): ASSESSORIA
  • Região
Evento na Itaipu reúne especialistas do setor elétrico de 14 países

A Itaipu sedia, de segunda (15) a quarta-feira (17), o Conselho Técnico (Technical Council - TC) do Cigre Internacional. A abertura, nesta segunda-feira, aconteceu com a sessão “Brazilian Day”, que reuniu 30 profissionais de 13 países, incluindo os principais nomes do Conselho Técnico Internacional do Cigre. Até quarta-feira, os profissionais participarão de diversas reuniões técnicas e visitas a setores da Itaipu e de Furnas.

Durante o Brazilian Day, o assessor Juliano Portela, representando o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone, proferiu palestra sobre os 50 anos de operação da usina. Na oportunidade, também palestraram o assessor do diretor de Operação do ONS, Jayme Darriba, que falou sobre os principais desafios da operação do Sistema Interligado Nacional; o presidente do Cigre-Brasil, João Carlos Mello, que abordou os principais aspectos do mercado de energia no País e, por fim, as representantes do Women in Energy, Carla Damasceno e Solange David, que explanaram sobre a visão deste fórum em relação à transição energética.

A reunião teve representantes da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Omã e Suíça.

O Conselho Técnico é o órgão mais importante do Cigre, pois engloba todas as atividades técnicas da organização, seu conjunto de 16 comitês de estudo, publicações, eventos, bem como a Bienal de Paris. Os integrantes do TC são profissionais do mais elevado gabarito técnico e líderes em suas respectivas organizações. O TC se reúne normalmente duas vezes ao ano, em diversos países que propõem hospedar as reuniões.

Pela primeira vez na história do Cigre, o Conselho é presidido por um brasileiro, o engenheiro Marcio Szechtman. Como a gestão de Szechtman se encerrará em agosto de 2024, esta reunião do Brasil é sua última como Chairman. A última vez que o TC do CIGRE se reuniu no Brasil foi em 2003.

"Para nós, é uma honra sediar uma reunião do Comitê Técnico do Cigre, evento que não acontecia no Brasil há mais de 20 anos. Mostra que a Itaipu ocupa um papel de relevância no setor e está preparada para sediar eventos de alto nível", afirmou o superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, que atuou na organização do evento. “É uma troca de experiências com as principais referências do setor de energia no mundo.”

Sobre o Cigre

O Cigre é uma comunidade global colaborativa com mais de 100 anos de existência, dedicada à criação e ao compartilhamento de conhecimento e experiências sobre sistemas de energia. Reconhecida como uma das maiores e mais influentes organizações sem fins lucrativos do setor eletroenergético mundial, suas recomendações técnicas frequentemente se convertem em normas internacionais.

O Cigre-Brasil, integrante desde 1971, desempenha um papel crucial no setor eletroenergético nacional ao estimular, ao longo desses anos, a identificação e a investigação de questões específicas por meio de seus 16 Comitês de Estudo, com a organização de congressos, seminários, workshops e demais eventos, além da publicação de artigos técnicos dos engenheiros brasileiros no país e no exterior.

Entre outras iniciativas, o Cigre-Brasil fortalece a capacitação dos profissionais, preparando-os para os desafios atuais e futuros. A capacitação contribui significativamente para a transferência dos conhecimentos e melhores práticas e a consequente melhoria do trabalho nas empresas, impulsionando o desenvolvimento e o aprimoramento da engenharia no Brasil.

Fonte: ASSESSORIA

Autor do post