106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um momento de muitas histórias, valorização das origens e dos antepassados. Assim foi o Café com Memória, que reuniu famílias descendentes de alemães, na Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.
Segundo a coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória de Medianeira, Ana Cláudia Valério, o objetivo do encontro foi reunir as famílias para uma conversa inicial, visando a programação alusiva aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. “Estamos organizando uma exposição histórica, com fotos, documentos e objetos das famílias descendentes de alemães, e precisamos da colaboração deles, para que possamos valorizar essas memórias”, destaca.
No evento, a historiadora Franciele Aparecida Araujo falou sobre o trabalho realizado na Casa da Memória, que envolve pesquisar, reunir e documentar acervos dos colonizadores, pioneiros e moradores de Medianeira. “Nosso arquivo é principalmente digital, nós recebemos os materiais, digitalizamos, identificamos e devolvemos às famílias. Tudo é feito de maneira muito profissional, com documentos de responsabilidade e prazos estabelecidos”, informa.
Na ocasião, também foi apresentada a exposição “ORIGEM – Raízes históricas da colonização de Medianeira”, a primeira feita exclusivamente pela equipe da Casa da Memória e que ainda está em cartaz. Na sequência foi feita a proposição dos eventos que objetivam valorizar a imigração alemã e italiana, principais grupos colonizadores de Medianeira. “Além do aniversário de 200 anos da imigração alemã, em 25 de julho; em 21 fevereiro também foi comemorado os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Pela importância que essas duas culturas representam para a sociedade medianeirense, nossa ideia é valorizar essas datas, organizando diversos eventos com uma identidade visual única para caracterizar todos eles, e que sejam inseridos no Calendário oficial de festividades do município”, explica a coordenadora da Casa, Ana Cláudia Valério. A historiadora Franciele Araujo complementa que os eventos serão uma forma de comemorar e valorizar os descendentes de alemães e italianos por meio da história, arte, cultura e gastronomia. “Por isso estamos reunindo os grupos de descendentes de alemães hoje e em breve haverá um encontro com os descendentes de italianos. Para que eles possam contribuir com a programação e, principalmente, com a exposição histórica, que estamos organizando na Casa da Memória. É fundamental que as famílias tenham em mente que a sua história particular também faz parte da História de Medianeira, por isso, pedimos para que as famílias - não só as que estiveram presentes nesse primeiro Café com Memória -, tragam suas fotos, documentos e objetos de família, para que possamos organizar a nova exposição. Ao contarmos a história delas, estaremos contando e contribuindo para a construção da História de Medianeira”, salienta.
A Casa da Memória de Medianeira fica na Rua Argentina, 1546 – Centro (Antiga Prefeitura). O telefone para contato, também Whatsapp, é (45) 3264-8602. E o horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h30 às 12h, das 14h às 17h30 e aos sábados das 13h às 17h.
Fonte: Assessoria