106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O diretor da Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu, Juliano Santos, convocou a imprensa local nesta sexta-feira (19) para apresentar um inovador projeto de segurança destinado às escolas da região. Em uma iniciativa pioneira, a guarda propõe a implementação de um aplicativo denominado "Botão do Pânico", projetado para ser acionado em situações que possam representar riscos ou insegurança nas instituições de ensino.
Segundo Santos, o desenvolvimento desse aplicativo foi inspirado por experiências compartilhadas em eventos como o Encontro dos Gestores das Guardas Municipais do Paraná. Ele destacou: "Nós estivemos recentemente no encontro onde reúne todos os gestores das guardas municipais do Paraná e lá, a gente acaba trocando informações e lá em Paranavaí, nós tivemos o conhecimento de um aplicativo que foi criado que é o botão de pânico."
O aplicativo, concebido como uma resposta eficiente a incidentes de segurança, visa fornecer um meio direto de alerta em casos de emergência. "Caso haja alguma invasão no colégio, terão três pessoas que serão responsáveis por esse por explicativo. E caso ocorra algum incidente de gravidade nos colégios, essa pessoa ela vai poder acionar o botão de pânico e automaticamente a central da guarda municipal vai receber o chamado", explicou o diretor.
O projeto foi recebido com entusiasmo pela administração municipal, conforme revelado por Santos: "Esse projeto foi apresentado a nossa administração, o prefeito Mota, o vice eles acharam muito válido. Isso aí é uma segurança a mais que a gente vai dar para os alunos, professores para todo mundo que que frequenta os colégios."
Atualmente, o projeto aguarda análise e aprovação dos vereadores locais para sua implementação. Santos expressou confiança na aprovação do projeto, destacando seus benefícios para a sociedade: "Já foi criada a lei, está na Câmara dos Vereadores para ser votado, eu acredito que não vai ter problema nenhum em passar, até porque é um benefício para sociedade."
Com essa iniciativa, a Guarda Municipal de São Miguel do
Iguaçu busca fortalecer a segurança nas escolas, oferecendo uma ferramenta
moderna e eficaz para proteger a comunidade escolar em situações de emergência.
Fonte: Costa Oesste News