106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Mais um projeto selecionado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) será desenvolvido em São Miguel do Iguaçu, com a realização de dois cursos gratuitos para o setor de audiovisual.
Para o município, o Sistema Fiep, por meio do Sesi e do Senai, está ofertando 50 vagas para os cursos: Produção de Figurino e Inclusão Digital para o Mundo de Trabalho, sendo 25 vagas para cada um deles.
O curso de Inclusão Digital para o Mundo do Trabalho acontece no formato presencial conectado, com aulas online, ao vivo, na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, localizada na Avenida Iguaçu, 1533, Centro, entre os dias 06 e 08 de maio.
Incluindo pacote office e uso da internet, o curso de Inclusão Digital para o Mundo do Trabalho também é voltado para o público 60+, jovens a partir de 16 anos com pelo menos o ensino fundamental (anos iniciais) completo e pessoas assistidas assistencialmente.
Já o curso de Produção de Figurino acontece de maneira presencial, de 20 a 23 de maio, também na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer. Para este curso é necessário ter idade a partir de 16 anos e, pelo menos, o ensino fundamental completo.
Entre os assuntos que serão trabalhados ao longo do curso de Produção de Figurino estão temas como: organização do figurino; introdução aos aspectos históricos da roupa; figurino como linguagem artística e elemento narrativo; relações estéticas através da história; modos de gestão do trabalho técnico-criativo; básico de cores e materiais têxteis para figurinos; planejamento e apresentação de projetos visuais; entre outros.
Todas as informações a respeito dos cursos e demais critérios para inscrição estão disponíveis no site: sistemafiep.org.br/cursos-audiovisual.
LEI PAULO GUSTAVO
O município de São Miguel do Iguaçu recebeu no ano de 2023 um recurso federal de R$ 269.466,28 da Lei Paulo Gustavo, cujo intuito é promover ações que incentivem a cultura nos municípios.
Para definição dos projetos a serem beneficiados, o Governo Municipal lançou dois editais de chamamento público, sendo um de premiação de trajetória artística e cultural, que teve destinado 30% do recurso, e o outro para produções audiovisuais, formação e difusão, recebendo os outros 70%.
Ao todo foram selecionados 58 prêmios, 16 produções audiovisuais entre videoclipes, documentários e curtas-metragens, 01 formação e difusão e 01cinema itinerante.
Como previam os editais, o de premiação não teria contrapartida, mas o edital de produções audiovisuais, sim. Os dezoito projetos audiovisuais selecionados assinaram o termo de execução cultural ainda no ano de 2023 e têm até o final de outubro deste ano para a execução dos mesmos juntamente com a comunidade de forma presencial ou virtual.
O primeiro projeto selecionado e começou a ser executado através deste recurso é o Cinema Itinerante Infantojuvenil CataCine, que está sendo desenvolvido em nove etapas, com exibições gratuitas de filmes em locais públicos.
Fonte: Assessoria