Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

ACIFI traz economia do agro para diversificar renda em Foz do Iguaçu

A grande meta da nova gestão é, a partir do associativismo e cooperativismo, trabalhar fortemente para Foz do Iguaçu variar as suas fontes de riqueza.

  • 01/05/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
ACIFI traz economia do agro para diversificar renda em Foz do Iguaçu

Diversificar a economia é o grande desafio para impulsionar a geração de empregos e a distribuição de renda em Foz do Iguaçu. Com esse objetivo, a ACIFI deu um grande passo ao associar grandes empresas do agronegócio do Oeste do Paraná, durante a cerimônia de posse da Diretoria, Conselho Superior e Conselho Fiscal, na segunda-feira, 29.

Tomaram posse o presidente reeleito da ACIFI, Danilo Vendruscolo, e o presidente reeleito do Conselho Superior, Rodiney Alamini. Eles conduzirão a gestão colegiada formada por 83 dirigentes (17 diretores, 60 membros do Conselho Superior e seis do Conselho Fiscal), garantindo amplitude de representação em diferentes setores.

A grande meta da nova gestão é, a partir do associativismo e cooperativismo, trabalhar fortemente para Foz do Iguaçu variar as suas fontes de riqueza. “Precisamos intensificar os investimentos em setores primários, secundários e terciários, inserindo novos setores na matriz e intercalando os segmentos”, disse Vendruscolo.

Em seu discurso de posse, o presidente da ACIFI frisou que a entidade possui em seu quadro associativo cerca de 2.400 empresas, profissionais liberais, autônomos e MEIs. São empreendedores do centro e dos bairros unidos pelo associativismo, que geram 30% dos 66,2 mil empregos formais, com mais de R$ 9 bilhões de faturamento anualmente. 

Inclusão e integração de setores ampliam e fortalecem associados

Em sua trajetória de 72 anos, a entidade tem ampliado o perfil dos associados: comércio, prestação de serviços, comércio exterior, turismo; depois, englobando educação, saúde, transporte e logística. Mais recentemente, a entidade passou a concentrar esforços para atrair e estimular investimentos em tecnologia e inovação. Agora é possível dizer que a “ACIFI também é agro”.

Assinaram pessoalmente adesão à ACIFI os empresários Jefferson Nogarolli (Super Amigão), Marcos Sarabia e Felipi Sarabia (GS3/Grupo Sarabia), Jaime Zorzetto (Disam Distribuidora de Insumos Agrícolas), Vanderlei Jacoboski (Agropecuária JMW/Matrisoja), Irineo da Costa Rodrigues (Lar Cooperativa Agroindustrial), Elias Zydek (Frimesa) e Eder Lopes (Inpasa Brasil).

“O agronegócio, a partir dessa ação da ACIFI, vem fortalecer Foz do Iguaçu, que está cercada de indústrias e atividades da cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Com esse novo segmento dentro da associação, ampliamos o faturamento dos associados para R$ 70 bilhões/ano. O nosso objetivo continua na linha da diversificação da economia da nossa cidade”, afirmou Vendruscolo.

Representando os incentivos da ACIFI aos microempreendedores individuais, confirmam associação as empreendedoras Tathiana do Nascimento Guimarães e Célia Cristina Medeiros. A entidade oferece várias oportunidades para o crescimento dos MEIs, com benefícios especiais em microcrédito, consultoria do Programa Empreender, rede de convênios, registro de marca e plano de saúde.

Nova gestão ampliará esforços para garantir transformações da cidade

Presidente reeleito do Conselho Superior, Rodiney Alamini destacou que o planejamento estratégico da entidade busca fortalecer o papel da ACIFI nos grandes debates públicos e na defesa dos interesses dos empresários, bem como a oferta de produtos e serviços úteis às empresas de todos os portes.

“Estamos evoluindo para acompanhar a conclusão de obras estruturantes visando a diversificar a nossa economia”, resumiu. Vendruscolo complementou fazendo um pedido aos governantes locais para que escutem os anseios dos empresários, desburocratizem o sistema e priorizem a eficácia na administração pública municipal, com a entrega de obras de sua responsabilidade.

ACIFI abrigará unidade do Sebrae de apoio às pequenas e microempresas

Durante a solenidade, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, assinou termo de compromisso para a implantação de um ponto de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (complexo da sede da ACIFI). “Todas as ações na unidade são gratuitas: capacitações, consultorias e toda grade de serviços”, enfatizou o dirigente.

Também fizeram uso da palavra no cerimonial o presidente da Câmara de Vereadores, João Morales; a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst; o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko; o deputado federal Luciano Alves; e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando de Moraes.

A solenidade de posse e de adesão dos novos associados ocorreu após a Assembleia Geral Ordinária, que aprovou, por unanimidade, o balanço patrimonial e o exame de demonstrações contábeis de 2023. Na sequência, ocorreu a assinatura do termo de posse da chapa Integração e Fortalecimento – Gestão 2024–2026. O mandato será de maio de 2024 a abril de 2026.


Fonte: Assessoria

Autor do post