106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Apesar de não ser uma vacina obrigatória, muitas pessoas estavam esperando por essa notícia, afinal com a estação mais fria do ano se aproximando as chances de pegar gripe é muito maior, mas calma porque tem como se prevenir. A vacinação contra a gripe foi liberada para todos os públicos a partir dos 6 meses de vida para todo o Brasil.
Conversamos com a Enfermeira que coordena a Imunização do Município de São Miguel do Iguaçu, Lucinei Aparecida da Silva, que explicou a importância da vacinação com o inverno se aproximando.
“Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas em boa parte do país há um aumento de risco de enfermidades sazonais, como a gripe. Embora seja um quadro comum, é importante se vacinar contra a gripe anualmente, já que a doença pode levar a complicações graves de saúde, especialmente em pessoas que fazem parte de grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas”.
Quais pessoas estão no grupo de risco?
“Gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos idade, povos indígenas, indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, e outros”.
Quais são as doenças que a vacina da gripe previne?
“A vacina influenza trivalente deste ano 2024 a qual é disponível pelo SUS é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo - por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente”.
É normal depois que tomar a vacina gripar? Por que isso acontece?
Não, a vacina da influenza é composta por vírus inativado, desta forma não causa gripe. No entanto, a resposta vacinal demora cerca de duas semanas após a vacinação e, nesse período, é possível que a pessoa vacinada contraia a gripe, além de que existem outros vírus que podem causar gripes e resfriados.
“Não, a vacina da influenza é composta por vírus inativado, desta forma não causa gripe”.
Quero me vacinar, o que devo fazer?
“Você deve procurar a unidade de saúde mais próxima, levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS, RG e CPF”.
Acadêmicos de Enfermagem realizam Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Primária à Saúde
A coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade UNIGUAÇU, Silviane Galvan Pereira ressaltou que os acadêmicos do 9° período do curso estão tendo contato com a população nesta campanha de vacinação.
“Neste semestre os acadêmicos do 9° período de Enfermagem estão realizando o estágio Supervisionado na Rede de Atenção Primária à Saúde e desenvolvendo atividades profissionais de competência do enfermeiro, dentre elas a administração da vacina da Influenza, bem como verificação da carteira de vacinação e orientações referente aos imunobiológicos, isso é muito importante pois assim os acadêmicos conseguem ver na prática como funciona o dia a dia de um enfermeiro que trabalha nas unidades de saúde”.
Confira a nota do município de São Miguel
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, informa que a partir de quinta-feira (02), a vacina contra a gripe está disponível para toda a população não vacinada com idade a partir dos 06 meses.