106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Sabe aquela máxima que o brasileiro deixa tudo para a última hora? A situação na 122ª zona eleitoral confirma o ditado. À medida que o prazo final se aproxima, os cartórios eleitorais de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia veem um aumento significativo na demanda por serviços. Os eleitores têm até esta quarta-feira (8) para resolver pendências e garantir a participação nas eleições de 6 de outubro de 2024.
Sonalle Batista, chefe do cartório, informa sobre os serviços oferecidos: “As operações que nós fazemos aqui são a de alistamento eleitoral, transferência eleitoral, revisão no caso do eleitor, mudar algum dado, transferência no caso dele mudar de cidade de votação e o alistamento, no caso do primeiro título eleitoral.”
Ela também esclarece um equívoco comum entre os eleitores: “Os eleitores acham que se não fizerem a biometria eles não vão poder votar, e não é bem assim. Se eles estiverem com a inscrição regular, eles vão poder votar, eles só não podem votar com a biometria.”
A chefe do cartório ressalta a questão dos comprovantes de residência, um ponto crítico para a regularização: “Pessoas que estão aqui desde Janeiro, desde do dia 7 de Fevereiro desse ano para trás, eles podem fazer a regularização, a transferência para cá. O problema é que eles não trazem os comprovantes de residência do jeito certinho.”
Para acomodar o fluxo de eleitores, o cartório ampliou o horário de atendimento: “Nós trabalhamos normalmente de segunda a sexta-feira do meio-dia às 18, mas agora nesse final de prazo, nós abrimos o fórum às 9 horas da manhã e fechamos às 18 horas.”
Fonte: Costa Oeste News