106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma nova equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná foi enviada ao Rio Grande do Sul, os três bombeiros militares e os dois cães de faro embarcaram para a missão no domingo (19).
Já em terras gaúchas, em Bento Gonçalves, região que foram registrados deslizamentos de terra, as duplas compostas pelo cão e o bombeiro, chamadas de binômios, trabalham para localizar pessoas desaparecidas nas áreas mais afetadas pelas chuvas.
A expectativa é de que os cães Eva e Skull e os militares fiquem na região por aproximadamente uma semana. Depois disso devem retornar para a cidade de origem, tendo em vista que os animais precisam descansar e então outros binômios viajam ao Rio Grande do Sul para continuar a missão, se for necessário. A ajuda dos animais é muito importante porque conseguem se locomover com mais facilidade pela área que está afetada e além disso o faro sensível está treinado para identificar pelo odor onde estão as vítimas.
Os cachorros são treinados desde filhotes para fazer este tipo de busca. Os dois também contam com as certificações necessárias para atuar em desastres com deslizamento de terra. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem seis animais treinados e certificados para este tipo de ocorrência.
Fonte: Catve