Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Medianeira recebe Fumacê a partir desta sexta-feira

Devido ao alto índice de casos de dengue Medianeira entrou em emergência e para auxiliar os trabalhos já realizados, visando diminuir a incidência de mosquitos, será realizado UBV Pesado (Fumacê) com o intuito de eliminar o mosquito Aedes aegypti.

O UBV é realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, e é uma ação de forma a complementar as atividades de combate ao mosquito no município sendo utilizado para promover a rápida interrupção de transmissão das doenças. Ele tem esse nome porque consiste na aplicação de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto.

“Iniciaremos nesta sexta-feira (24) a aplicação do UBV pesado, em cinco ciclos, iniciando o primeiro agora e os demais com intervalo de três a cinco dias (03 a 05 dias) entre uma aplicação e outra. Porém vale destacar que dependerá das condições climáticas, pois se estiver chovendo ou muito vento não é possível realizar a aplicação”, ressalta Cleide Mari da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.

No momento da aplicação é importante que deixem as portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas. Idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o UBV estiver sendo aplicado. Abelhas, mirins, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte devem ser protegidos e em seguida feita a troca da água e da alimentação. 

O horário de aplicação será entre 05h e 09h da manhã, e das 16h30 às 20h30. Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 32648678.”

O UBV será realizado com duas camionetes, uma começará pelo bairro Conda, seguindo para o Frimesa, Jardim Irene, Dom Pedro, Parque independência, Itaipu, São Cristóvão e Panorâmico e a outra iniciará pelo bairro Belo Horizonte, seguindo pelo Ipê, Nazaré, Santos Dumont, Cidade Alta, Centro 1 e Centro 2. 

Reforçamos que o UBV pesado mata somente os mosquitos adultos e que estão voando no momento da aplicação, é uma medida de média eficiência, podendo atingir uma mortalidade média de 40 a 60% dos mosquitos expostos e, se não precedida da eliminação de criadouros para o bloqueio de transmissão, não alcançará o fim proposto.

A luta para vencermos a dengue depende de todos – faça sua parte.

Autor do post