106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Devido ao alto índice de casos de dengue Medianeira entrou em emergência e para auxiliar os trabalhos já realizados, visando diminuir a incidência de mosquitos, será realizado UBV Pesado (Fumacê) com o intuito de eliminar o mosquito Aedes aegypti.
O UBV é realizado pela Secretaria de Saúde do Estado, e é uma ação de forma a complementar as atividades de combate ao mosquito no município sendo utilizado para promover a rápida interrupção de transmissão das doenças. Ele tem esse nome porque consiste na aplicação de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto.
“Iniciaremos nesta sexta-feira (24) a aplicação do UBV pesado, em cinco ciclos, iniciando o primeiro agora e os demais com intervalo de três a cinco dias (03 a 05 dias) entre uma aplicação e outra. Porém vale destacar que dependerá das condições climáticas, pois se estiver chovendo ou muito vento não é possível realizar a aplicação”, ressalta Cleide Mari da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.
No momento da aplicação é importante que deixem as portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas. Idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o UBV estiver sendo aplicado. Abelhas, mirins, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte devem ser protegidos e em seguida feita a troca da água e da alimentação.
O horário de aplicação será entre 05h e 09h da manhã, e das 16h30 às 20h30. Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 32648678.”
O UBV será realizado com duas camionetes, uma começará pelo bairro Conda, seguindo para o Frimesa, Jardim Irene, Dom Pedro, Parque independência, Itaipu, São Cristóvão e Panorâmico e a outra iniciará pelo bairro Belo Horizonte, seguindo pelo Ipê, Nazaré, Santos Dumont, Cidade Alta, Centro 1 e Centro 2.
Reforçamos que o UBV pesado mata somente os mosquitos adultos e que estão voando no momento da aplicação, é uma medida de média eficiência, podendo atingir uma mortalidade média de 40 a 60% dos mosquitos expostos e, se não precedida da eliminação de criadouros para o bloqueio de transmissão, não alcançará o fim proposto.
A luta para vencermos a dengue depende de todos – faça sua parte.