106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Educação do Governo Municipal reuniu nesta segunda-feira, 27, na UNIGUAÇU os gestores (Diretores e Coordenadores) das escolas municipais para estudar a matriz de referência dos diretores e avaliação escolar.
A matriz de referência dos diretores trata-se de um documento, comum em outros países que avançaram em sua política de desenvolvimento de lideranças, que ajuda as redes a buscarem coerência em suas políticas de formação, seleção e apoio aos diretores, dando clareza ao que se espera deles no exercício da função.
“Estudamos sobre as competências e atribuições do diretor e coordenador escolar, dentro das quatro dimensões da gestão: político-institucional; pedagógica; administrativo-financeira; pessoal e relacional”, disse a diretora pedagógica Eliane Noeli Schemmer Frazão.
Sobre a avaliação foi tratado a questão da sua importância para a aprendizagem. “Como é importante analisar os indicadores e os resultados das avaliações para promover a aprendizagem dos estudantes e a importância do professor e dos gestores conhecerem o processo pedagógico a fim de oportunizarem que todos os alunos aprendam, pois, os gestores são corresponsáveis pelo ensinar e pelo aprender”, completou Eliane.
O Coordenador do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Carolina Barela, Romildo Aparecido de Moraes, destacou que unir os gestores escolares é importante porque, além de ser uma troca de experiência, serve também para atualizar sobre esses temas. “Eles vêm acrescentar o nosso conhecimento”, emendou.
A diretora do CMEI Carolina Barela, Leila Regina Oliveira Cavalheiro, até ano passado era coordenadora, citou que nessa nova função é preciso orientações constantes. “Passamos por muitos desafios que nesses encontros compartilhamos e tiramos várias dúvidas”, observou.
A Secretária de Educação, Solange Gamba, informou que essas formações estão previstas também para junho, julho e agosto. “São formações continuadas que realizamos constantemente”, completou.
Fonte: Assessoria