Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sábado é Dia D de vacinação contra Pólio em Medianeira

É necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF.

  • 05/06/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Sábado é Dia D de vacinação contra Pólio em Medianeira

Medianeira realiza neste sábado (08) o ‘Dia D’ de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Durante o horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, as Unidades de Saúde do Centro, Nazaré, Ipê, Belo Horizonte, Condá, Jardim Irene, Independência e Itaipu estarão abertas das 08h às 17h e Maralúcia das 09h às 13h exclusivamente para vacinas. 

É necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF.

É fundamental que os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram seu filho de 01 ano a menor de 05 anos de idade compareçam às Unidades de Saúde.

As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 1º de junho. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo. 

No Brasil, o último caso de poliomielite ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus, demonstrando o sucesso do Programa Nacional de Imunizações. No entanto, em 2023 a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) classificou o Brasil como de alto risco para a reintrodução do poliovírus e surgimento de vírus derivados.

Poliomielite

A poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode causar óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Principais Sintomas da doença

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como: Febre; mal-estar; dor de cabeça; dor de garganta e no corpo; sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos); constipação (prisão de ventre); espasmos; rigidez na nuca; meningite.



Fonte: Assessoria com Costa Oeste News

Autor do post