106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Medianeira realiza neste sábado (08) o ‘Dia D’ de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Durante o horário das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, as Unidades de Saúde do Centro, Nazaré, Ipê, Belo Horizonte, Condá, Jardim Irene, Independência e Itaipu estarão abertas das 08h às 17h e Maralúcia das 09h às 13h exclusivamente para vacinas.
É necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF.
É fundamental que os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram seu filho de 01 ano a menor de 05 anos de idade compareçam às Unidades de Saúde.
As doses da vacina contra a paralisia infantil já estão disponíveis nos postos de saúde desde 1º de junho. O Dia D tem o objetivo de alcançar o máximo de pessoas em um curto intervalo de tempo.
No Brasil, o último caso de poliomielite ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus, demonstrando o sucesso do Programa Nacional de Imunizações. No entanto, em 2023 a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) classificou o Brasil como de alto risco para a reintrodução do poliovírus e surgimento de vírus derivados.
Poliomielite
A poliomielite é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves pode causar óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
Principais Sintomas da doença
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como: Febre; mal-estar; dor de cabeça; dor de garganta e no corpo; sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos); constipação (prisão de ventre); espasmos; rigidez na nuca; meningite.
Fonte: Assessoria com Costa Oeste News