106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Seminário Internacional Cresol e Agricord reuniu mais de 25 países em São Miguel do Iguaçu, na Linha Ipiranga, nesta sexta-feira (07), para discutir temas relacionados ao financiamento da Agricultura Familiar. A visitação técnica da Cooperativa Cresol Conexão na Propriedade Arruda foi centro de debates e troca de experiências entre representantes de diversas nações.
"Estamos aqui participando desse seminário Internacional e tem mais de 25 países reunidos de todo o mundo, para falar sobre temas de financiamento da Agricultura Familiar, uma área de trabalho tão importante, não só pro Brasil, mas para todos os agricultores do mundo"Porque realmente a agricultura familiar tem sofrido bastante dificuldades e falta de apoio para poder se desenvolver e o crédito, é um dos elementos necessários para poder a agricultura familiar continuar de forma tranquila oferecendo alimento para a mesa das pessoas", destacou Dulclair Sternadt, representante da FAO/RLC.
De acordo com Sternadt, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da produção de alimentos no mundo, o que torna seu apoio fundamental para a segurança alimentar global. "É muito importante dar o apoio que eles requerem para poder continuar", afirmou.
Judith Espinoza, presidente da Cooperativa Lós Andes Cutarisi Abancay no Peru, ressaltou o compartilhamento de experiências e conhecimentos. "Fomos bem recebidos pela cooperativa Cresol. Foi uma grande oportunidade de conhecimento das mudanças climáticas, Agricultura Familiar. No Peru não existem essas capacitações, então estou muito grata por conhecer a realidade daqui. Esperamos vocês também para conhecer nossa cooperativa, se assim desejarem", afirmou.
Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol Conexão, destacou o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade. "Acho que é um trabalho que vem sendo construído dentro do sistema cooperativo, e nós da Cresol conexão, não estamos desconectado disso. Nós estamos muito alinhados com o compromisso ambiental do nosso país, do nosso mundo, e todas as nossas atividades têm tido essa preocupação com a sustentabilidade. Então estar acolhendo aqui esse grupo de pessoas de países, mais de 15, 20 países que estão aqui na nossa a nossa comunidade, no nosso meio, conhecendo o nosso trabalho é uma alegria e coincidentemente a semana do meio ambiente mas, mostrando, provando, que é possível ter uma agricultura com sustentabilidade, onde a produção de alimento ela está sim, em primeiro plano mas que a gente possa também, cuidar dos espaços a qual a gente vive", finalizou.
O Seminário Internacional Cresol e Agricord é uma iniciativa importante para o fortalecimento da agricultura familiar e para a promoção do desenvolvimento sustentável. O evento reuniu representantes de diferentes países e culturas, que puderam compartilhar as experiências e conhecimentos, além de discutir soluções para os desafios que o setor enfrenta.
Fonte: Costa Oeste News