106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta segunda-feira (10), o jornal Costa Oeste News entrevistou Natália Ghellere, uma jovem que está prestes a embarcar em uma experiência transformadora através do programa de intercâmbio do Rotary. Natália, que concluiu o ensino médio no colégio ATIVA em 2023, atualmente se prepara para o vestibular e pretende cursar Direito, com foco em Direito Internacional.
Natália sempre sonhou em participar de um intercâmbio. "Era sempre um sonho meu participar de um intercâmbio representando o meu país, as expectativas são super altas porque o Rotary é uma fundação de extremo prestígio", compartilhou a jovem.
A estudante compartilhou como surgiu o interesse em participar do intercambio. " Eu participava das reuniões rotarianas com o meu avô, e aí entre as reuniões eu fiquei sabendo que havia uma oportunidade, e eu comecei a estudar para o processo seletivo. No final do ano passado, eu fiquei em 14º e com isso eu tive a possibilidade de participar."
Natália, que morou no Paraguai antes de se mudar para São Miguel do Iguaçu, não vê o idioma espanhol como um desafio, mas deseja aprimorar o inglês. "Antes de vir para São Miguel, eu morava no Paraguai, então para mim o espanhol não seria nenhum desafio, mas eu gostaria do inglês para ter mais uma base. Não tem exatamente a cidade, mas vai ficar mais perto do Norte, perto da fronteira."
A animação pela nova aventura é evidente, apesar de um leve nervosismo. "Dá um friozinho, mas a animação de ter essa experiência sobrepõe tudo. A minha mãe foi a primeira intercambista de São Miguel do Iguaçu. Ela foi para os Estados Unidos. Eu tenho que estar embarcando entre o dia primeiro e 5 de agosto, essa definição ela ocorre por parte da família do México, por parte do governador do meu distrito, que é o 4110."
Quando questionada sobre as expectativas culturais, Natália mencionou a gastronomia mexicana e as preferências pessoais. "É um estereótipo bastante forte lá, comida apimentada, eu não sou muito fã. Dos pratos do Paraguai eu gostava da chipa, a sopa paraguaia também muito boa. Eu espero que no decorrer desse meu ano eu irei para Tulum, nas praias paradisíacas que são maravilhosas, fazer a Rota Maia. Eu espero que essa família seja acolhedora, amorosa, que me receba como parte da família."
Natália Ghellere está pronta para embarcar em uma jornada que promete enriquecer a vida pessoal e acadêmica, representando São Miguel do Iguaçu e o Brasil.
Fonte: Costa Oeste News