Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Cresol disponibliza recursos do Pronaf

A primeira exigência do regramento via BNDES é ter ADAP.

  • 17/06/2024
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Nesta segunda-feira (17), o Costa Oeste News entrevistou Anderson Jacob, gerente de agência Cresol, e Maria Eduarda, gerente agro, sobre os recursos do Pronaf disponíveis para os produtores rurais de São Miguel do Iguaçu.

Anderson Jacob informou que a Cresol está disponibilizando recursos para contratação de custeio, principalmente para os produtores do Pronaf. "A gente veio repassar aos produtores rurais de São Miguel do Iguaçu, principalmente os pronafianos, que estamos com recurso disponível para contratação de custeio. A Cresol é a única instituição financeira que tem esse curso disponível, via BNDES,” afirmou.

O gerente mencionou que as contratações já estão sendo feitas de forma antecipada para o custeio da soja, utilizando recursos ainda disponíveis do ano 2023/24. "A gente já tá fazendo essas contratações antecipadas do custeio, do soja, que são recursos ainda disponíveis do ano 23/24, porque agora final do de junho, se finaliza esse ano safra 23/24, e logo já se inicia o 24/25. Estamos com valor expressivo de recursos."

Maria Eduarda (Gerente Agro) complementou ressaltando o foco do Pronaf na agricultura familiar. "O principal foco do Pronaf é agricultura familiar que tendo a renda dentro de 500.000 anual, e ele pode estar suprindo com financiamento de até 250.000 dentro de cada plano safra. A primeira exigência do regramento via BNDES é ter ADAP, a carta do Pronaf. A maioria dos nossos produtores da cidade já sabem que isso é efetivado pelo sindicato rural."

Sobre as taxas de custeio, Anderson esclareceu. "A taxa pro custeio Pronaf é uma taxa de 6% ao ano. Agora, tá para surgir o novo plano safra que deve ser lançado nessa última semana do mês de junho, e a gente aguarda essa expectativa sobre taxas e também sobre disponibilidade de recursos."

Ele também destacou a preparação da Cresol junto aos produtores. "Já faz mais de dois meses que a gente já está em contato com os nossos produtores, que são cooperados da nossa agência, deixando todo o cadastro atualizado, documentação pronta para que quando virar esse ano safra, que liber os recursos, a gente já esteja contratando tanto investimento, quanto custeios para o próximo ano."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post