Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em congresso, IAT destaca papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas

O 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil acontecerá em Curitiba a partir desta terça-feira (18).

Em congresso, IAT destaca papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas

O Instituto Água e Terra (IAT) será um dos protagonistas do 47º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que começa nesta terça-feira (18) e vai até sábado (22), no Parque Barigui, em Curitiba. Com o tema “Zoológicos e Aquários como espaços de conexão com a natureza”, o evento contará com palestras, mesas-redondas e minicursos sobre temas ligados às diferentes formas de interação das pessoas com a natureza. A inscrição pode ser feita AQUI.

No encontro, representantes do IAT vão participar de palestras para sobre a importância da proteção da fauna nativa e ameaçada. Na quinta-feira (20), a gerente de Biodiversidade do órgão ambiental, Patricia Accioly Calderari da Rosa, vai compor uma mesa-redonda sobre as populações de espécies ameaçadas no Paraná. Já a chefe da Divisão de Estratégias para Conservação do Instituto, Amanda Beltramin, ministra, também na quinta, uma palestra sobre a importância da lista de espécies ameaçadas do Paraná.

Esse é um evento com referência nacional que acontece anualmente em diversas cidades do País e conta com diversos profissionais das áreas de biologia, zootecnia e medicina veterinária. A última vez que o Congresso aconteceu em Curitiba foi há 30 anos, por isso aproveitaremos a oportunidade para tratar da lista atualizada de espécies ameaçadas de extinção e o papel do Estado na preservação de espécies ameaçadas”, explica Patricia.

PROGRAMAS – Além das palestras, o IAT terá dois espaços fixos no evento. Um deles será um estande focado em divulgar projetos ambientais do Governo do Estado, como o Paraná Mais Verde, que promove ações de restauração ambiental, e o Parques Paraná, iniciativa de qualificação das Unidades de Conservação (UCs) do Estado para a visitação, aliando os cuidados com a natureza com o turismo ecológico.

O outro local é uma tenda onde o Núcleo de Educação Ambiental do órgão fará uma exposição sobre fauna vitimada.

SEMINÁRIO ESTADUAL – Também nesta semana, o IAT participa do Seminário Estadual de Serviços Ecossistêmicos, que acontece a partir de quarta-feira (19) no Theatro Municipal de Antonina, no Litoral do Estado. Promovido pela prefeitura em parceria com a Itaipu Binacional, a iniciativa proporciona a troca de experiências, saberes e boas práticas sobre a gestão de recursos ambientais.

Durante o evento, os representantes do Instituto vão divulgar ações de incentivo às políticas municipais de conservação da natureza em palestras e mesas-redondas, incluindo o Pagamento por Serviços Ambientais, o Uso Público de áreas protegidas e o ICMS Ecológico por Biodiversidade. Entre essas iniciativas, o principal destaque é o ICMS, que apenas em 2023 distribuiu R$ 566.794.275,70 para 274 municípios paranaenses que abrigam áreas protegidas ou mananciais de abastecimento público de água.

Fonte: AEN

Autor do post