Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Avança perspectiva de outro trecho de asfalto no Paraguai e que vai beneficiar porto de Santa Helena

O asfalto é uma antiga reivindicação dos habitantes da região, que fica totalmente isolada a qualquer chuva.

  • 26/06/2024
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
  • Região
Avança perspectiva de outro trecho de asfalto no Paraguai e que vai beneficiar porto de Santa Helena

Depois da conquista do asfalto entre Porto Índio e Ruta 07, antiga Super Carreteira, Cruce Itakyry no Paraguai, cujas obras estão adiantadas, um novo trecho está sendo reivindicado por lideranças guaranis e brasiguaias.

É outra antiga luta que já tem o projeto e que agora surge como uma grande possibilidade de seguir adiante e de ser executada, que é  a obra do asfalto entre Itaipu Porã, conhecido também como porto de Sanga Funda no município de San Alberto e São Lorenzo, Troncal 3, em Minga Porã, uma rodovia de aproximadamente 50 km, mais ou menos 25km em cada Segunda-feira (24), na casa do concejal departamental (deputado estadual) Nelson Espínola, foi realizada uma reunião preparatória para um importante encontro em breve com o presidente do Paraguai, Santi Peña para tratar do assunto de forma oficial.

O encontro idealizado por Espínola, contou com a presença do senador Javier Zacarias Irún e o brasileiro radicado há muito tempo no Paraguai, o santa-helenense Doacir Bianchet, presidente da comissão que luta pela obra. Vereadores e outras lideranças dos agricultores e da Coopasam, uma das fortes cooperativas de produção do país vizinho, além do funcionário da Itaipu, Elvio Souza, participaram da reunião.

O asfalto é uma antiga reivindicação dos habitantes da região, que fica totalmente isolada a qualquer chuva. O trecho que liga Minga Porã a San Alberto é uma rota de trânsito de caminhões graneleiros, para exportação para o Brasil, transitando diariamente cerca de 50 caminhões de grande porte, pelo que as melhorias rodoviárias se tornaram uma primeira necessidade.

Este novo olhar para a infraestrutura logística para o transporte no Paraguai, irá influenciar diretamente no Porto Internacional de Santa Helena, onde funciona a aduana integrada Brasil/Paraguai e que está passando por um processo de reavaliação, com estudos que estão indicando os gargalos e apontando novos rumos para melhorar tudo o que envolve o complexo.

Com o asfalto que está sendo construído entre Porto Índio e Cruce Itakyry a expectativa é de pelo menos dobrar o movimento fronteiriço de comércio exterior, via Porto de Santa Helena e se for concretizada esta outra obra reivindicada, aumentará ainda mais os negócios entre os dois países.



Fonte: Assessoria

Autor do post