106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A final do Concurso de Oratória nas Escolas da JCI Medianeira aconteceu no auditório do Campus da UTFPR, na noite de quarta-feira (26). Envolvendo estudantes do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e Médio, 14 oradores de colégios estaduais e particulares estiveram à frente do palco falando aos familiares, comunidade escolar e demais convidados.
Em discursos de três a cinco minutos, o tema deste ano foi “O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma que aprendemos”. Além de estimular o estudo e reflexão dos jovens, os estudantes tornam-se capazes de formar uma consciência crítica relacionada ao assunto; e também estimula-os à prática de falar em público, uma competência imprescindível para o mercado de trabalho.
E os campeões foram: Categoria Ensino Médio: Samuel Arthur Fabris - Colégio Estadual do Campo da Maralúcia; Categoria Ensino Fundamental: Júlia Vitória Rodrigues da Silva - Colégio Estadual João Manoel Mondrone.
Encerrada a fase municipal, a representante de Medianeira irá à fase estadual em Curitiba, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no mês de agosto. Sagrando-se campeã, a fase nacional acontecerá na Convenção Nacional da JCI Brasil em Maravilha-SC, entre os dias 11 e 13 de outubro.
O projeto Oratória nas Escolas foi criado em 1989 e se tornou um projeto nacional da JCI Brasil em 2005 e consiste basicamente em um concurso de oratória com representantes de cada região onde as Organizações Locais da JCI Brasil estão presentes. Todos os temas escolhidos anualmente estão relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Fonte: Costa Oeste News