Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cobertura de inverno garante a produtividade das lavouras

A cobertura de inverno é uma prática cada vez mais comum para proteger as plantações contra as baixas temperaturas e garantir a colheita.

Com a chegada do inverno, produtores rurais de São Miguel do Iguaçu enfrentam novos desafios para garantir a saúde das lavouras. Vamos compartilhar uma técnica muito utilizada por esses produtores: a cobertura de inverno.

A cobertura de inverno é uma prática cada vez mais comum para proteger as plantações contra as baixas temperaturas e garantir a colheita. Fomos até a propriedade de Atilano de Cândio, um experiente produtor rural de São Miguel do Iguaçu, que há anos utiliza essa técnica em suas lavouras. Ele nos contou como a prática tem ajudado a manter a produtividade, mesmo nos meses mais frios.

"A gente resolveu fazer esse mix de inverno, essa cobertura para propiciar uma melhoria do solo e fazer com que a próxima safra seja implantada numa terra mais fértil, mais propícia a bom rendimento. Esse mix é uma variedade de culturas de inverno, como aveia preta, branca, nabo e centeio, são quatro ou cinco culturas de inverno", explica Atilano de Cândio.

A técnica consiste em melhorar o solo, ciclar nutrientes e capturar carbono do ar, transformando-o em matéria orgânica nas raízes e folhas, deixando um residual benéfico para a próxima safra.

Marcelo Veiga, engenheiro agrônomo, recomenda a prática. "O mix de cobertura é uma prática conservacionista de solo que traz benefícios para a cultura subsequente. Mas é importante que o produtor rural adote essa prática de forma contínua. Se fizermos o mix de cobertura este ano e desistirmos nos próximos, é mais difícil obter resultados sustentáveis."

A adoção da cobertura de inverno está ganhando espaço entre os produtores rurais, contribuindo para a resiliência das lavouras frente às adversidades climáticas. Com técnicas como essa, é possível garantir colheitas mais seguras e produtivas, mesmo durante os períodos mais rigorosos do ano.

"É muito importante para a região a prática do mix de cobertura. Ela traz benefícios para o perfil do solo, mantém a temperatura da superfície e é uma excelente prática conservacionista", conclui Marcelo Veiga.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post