106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Expedição Costa Oeste visitou a comunidade "Vila Rural Verdes Campos" no município de São Miguel do Iguaçu, onde conheceu a história de dois produtores rurais com a mesma paixão pela terra, mas que entregam os produtos de maneiras distintas.
Júlio da Silva, um agricultor dedicado, encontrou na cooperativa Aprosmi uma forma de levar as hortaliças a um público mais amplo. Com produção organizada e de qualidade, ele contribui para o abastecimento de diversas regiões e para a segurança alimentar da população.
"Eu comecei há uns 15 anos", conta Júlio. "Já começamos pela Aprosmi, foi um incentivo. A gente limpa o produto, embala ou muitas vezes coloca em caixas quando é para merenda escolar, e entrega na Aprosmi. Aqui eu tenho brócolis, repolho, couve-flor, almeirão pão de açúcar, chicória, planto cenoura e beterraba."
Inácio Weber, por outro lado, vende os produtos de forma particular, na rua, em um ponto em casa. "Eu comecei com o fumo, depois decidi parar, porque o valor do fumo era bem baixo e a despesa era alta. Vi que não dava de seguir, foi quando eu parti para esse lado da horta. Agora tô vendendo particular, na rua, tem o ponto em casa e daí a gente se sai melhor, porque já tem clientes fiéis. Aqui tem vários vizinhos, muita gente que estão vindo comprar e estamos saindo bem. Aqui tenho repolho, couve, alface, tempero, couve-flor, brócolis. Com a queda da temperatura vi que deu uma queimadinha no alface americana. Ela é bem sensível, é molinha, então já deu uma prejudicada."
Weber, atribui ao cultivo de hortaliças, a subsistência familiar.
"Que é você só com salário? Você não consegue passar por cima, é muito gasto de tudo e com a salada ajuda muito."
Na Vila Rural Verdes Campos, o espírito empreendedor e a paixão pela terra fazem a diferença. Júlio e Inácio são exemplos de como a agricultura familiar transforma vidas, fortalece comunidades e contribui para a segurança alimentar e para o desenvolvimento rural.
Fonte: Costa Oeste News