Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conheça a história do IPÊ que atravessou gerações

O tesouro natural está localizado na comunidade de Santa Rosa do Ocoí.

Em meio à vasta paisagem de São Miguel do Iguaçu, um verdadeiro tesouro natural se ergue imponente: um ipê centenário que testemunhou décadas de história. Com 3,80 metros de largura e mais de 30 metros de altura, essa majestosa árvore se tornou um símbolo de resistência e preservação para a comunidade.

A história desse ipê é marcada por uma curiosa reviravolta. Segundo Laurindo Kotz, um primo do pai, Camilo Kotz, a árvore foi poupada da destruição por um acaso. “Na época que o antigo proprietário era o pessoal do cavalca, estavam fazendo desmatamento e corte das maiores árvores para lenha. Então o pessoal cortava o que tinha de melhor, aí chegaram no pé dessa árvore bem na hora do meio-dia. O gerente ia trazer o almoço para eles, e logo após, eles iam cortar essa árvore também. E aí conversando com o pessoal, o gerente resolveu não cortar ela, porque achou que ela não seria bom para para madeira na época e acabaram deixando ela para trás e foram cortar outras árvores, e ela acabou ficando, graças a Deus.”

Para os moradores, o ipê centenário transcende beleza natural. Ele representa um elo entre o passado e o presente, um marco que atravessou gerações. “Há muitos anos, o meu pai Camilo Kotz, ele tinha um IPÊ, ele falou: ‘essa árvore aqui vai ficar para meus netos e bisnetos conhecer’, e ela está até hoje na propriedade, onde a gente vivia. Essa árvore aqui então representa muito para mim, é uma lembrança permanente da presença do Patriarca”, relembra Laurindo.

Eloir Parodes, jardineiro, reforça a preservação: “Com 60 anos que eu moro aqui em São Miguel, meu pai veio paro Paraná era tudo sertão. Aqui existiam muitas e muitas árvores grossas, que hoje não existe mais, mas desse porte aqui, eu nunca tinha visto”.

Diante desse patrimônio natural, as autoridades locais estão engajadas em ações para garantir a preservação do ipê centenário. Claudinei Almeida, secretário de Meio Ambiente, destaca iniciativas como o plano de arborização municipal. “Aqui em São Miguel do Iguaçu, deram em torno de 560 árvores de ipês. Nós gostamos muito da Preservação desse Ipê, por ser essa árvore centenária. No mês de setembro, na semana que antecede o dia da árvore, dia 21 de setembro, a secretaria de Meio Ambiente fará entrega de mudas de ipês, para poder preservar ainda mais essa árvore”.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post