106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Por volta das 11h00 desta segunda-feira (22), Medianeira também participou de um movimento realizado em muitas cidades do Paraná, mobilizando-se contra o crime de feminicídio, uma situação que tem se verificado alta no Estado.
Foi a 2ª Caminhada do Meio-Dia, que faz parte das ações do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em Medianeira a concentração foi na Praça Ângelo Darolt e na sequência foi realizada a Caminhada do Meio Dia pela Av. Brasília, no centro da cidade..
Instituída pela Lei estadual nº 19.873/2019, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), a data reforça a conscientização sobre o tema, cujos dados estão em alta: o número de mulheres vítimas de feminicídio aumentou 59% no Paraná, em um ano. Foram 35 ocorrências de janeiro a abril de 2024. No mesmo período no ano passado, a quantidade de vítimas chegou a 22.
A data de 22 de julho foi escolhida como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. Aos 29 anos, em 2018, Tatiane foi morta e jogada da sacada do prédio onde morava com o marido, Luis Manvailer, conforme concluiu o julgamento que o condenou a mais de 30 anos de prisão pelo crime.
Em Medianeira, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher esteve à frente da organização, que contou com a participação de um grande número de pessoas, com destaque apara a Polícia Militar com a “Operação Mulher Segura”. Após a abertura e os pronunciamentos, o grupo fez a caminhada portando faixas e cartazes. A presidente do CMDM, Karina de Fátima Pinzon, destacou a manifestação mostrando que a sociedade deve permanecer atenta na defesa da mulher:
Fonte: Costa Oeste News