Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mulheres transformam comunidade com plantio de hortaliças

A iniciativa, que surgiu do desejo de gerar renda e promover o desenvolvimento local, tem ganhado força.

Mulheres transformam comunidade com plantio de hortaliças

A comunidade de Nova Roma, em São Miguel do Iguaçu, está vivenciando uma transformação significativa graças à iniciativa de um grupo de mulheres empreendedoras. A expedição Costa Oeste teve a oportunidade de conhecer a Associação de Mulheres Produtivas Filhas da Terra e acompanhar de perto o trabalho realizado por essas mulheres que estão cultivando não apenas hortaliças, mas também um futuro mais promissor para toda a comunidade.

A iniciativa, que surgiu do desejo de gerar renda e promover o desenvolvimento local, tem ganhado força a cada dia.


"A nossa ideia começou da nossa vontade de ter algo para nós se desenvolver dentro do nosso espaço, então decidimos montar uma associação de mulheres produtivas filhas da Terra, no qual a gente vem fazendo o trabalho de plantação de hortaliças", explica Cleusa dos Santos, presidente da associação. 

As associadas cultivam uma variedade de hortaliças, como alface, repolho, almeirão, couve e, em breve, pretendem expandir a produção para outros itens como rabanete, beterraba e pepino. "O nosso propósito é cultivar muitas hortaliças e para que nós possamos a expandir as nossas vendas. Por enquanto, a gente está vendendo de porta em porta, mas nós pretendemos expandir para entrega em supermercados, restaurantes e vários lugares que tenham interesse nos nossos produtos", destaca Luzia Ribeiro, uma das associadas.

O sucesso da iniciativa também se deve à colaboração de voluntários como Odair Stein. "Nós damos conta da parte de canteiro, nós preparamos a terra, espalhamos o adubo, e no caso, plantamos as sementes, as mudas. Nós vamos plantar alface, nós fazemos plantil, de 35 a 40 dias o alface já tá no ponto de corte", conta Odair.

A história da Associação de Mulheres Produtivas Filhas da Terra é um exemplo inspirador de como a união, o trabalho duro e a determinação podem transformar a vida de uma comunidade. Ao cultivar hortaliças orgânicas, essas mulheres estão não apenas garantindo uma fonte de renda para as famílias, mas também contribuindo para uma alimentação mais saudável e sustentável.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post