106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O agronegócio é um dos setores econômicos do Brasil, essa área tem apresentado grande expansão, chegando a alcançar outros ramos próximos, se interligando e evoluindo juntos.
Em 1966, se deu início a graduação de Zootecnia, após o enfrentamento de posições contrárias, a superação das limitações financeiras e o estabelecimento do projeto de curso, acolhido pela Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana, a aula inaugural foi realizada no dia 13 de maio do mesmo ano. Inclusive, a data passou a ser considerada como o Dia do Zootecnista pela comunidade de estudantes e profissionais da área, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas.
Essa profissão tem entre suas funções o desenvolvimento de técnicas que fazem parte da produção animal, por meio de procedimentos de cruzamento, melhoramento genético, nutrição animal e etc.
“A Zootecnia e a agricultura são duas áreas interligadas que se beneficiam mutuamente e promovem avanços significativos uma na outra. Com a melhoria genética, nutrição adequada, gestão de resíduos e a integração de sistemas, a profissão tem promovido uma evolução significativa na agricultura. Juntas, essas áreas promovem a sustentabilidade, a eficiência e a resiliência dos sistemas de produção agropecuários.”, explica o professor e coordenador do curso de Zootecnia da Faculdade UNIGUAÇU, Dr. Rodrigo Tinini.
Produtividade é o segundo nome da Zootecnia
Atualmente o Brasil é o maior exportador de carne bovina e de frango do mundo, isso comprova o quanto a Zootecnia faz parte do dia a dia do agronegócio, incluindo as seguintes responsabilidades:
Aumenta a produção de alimentos: A profissão é o principal pilar para o aumento da produção de carne, leite, ovos e diversos alimentos de origem animal.
Contribui com a nutrição animal: É essencial trabalhar com nutrição animal, pois cada espécie necessita de uma dieta que atenda suas necessidades nutricionais, o que garante a saúde e bem-estar do animal.
Preserva a saúde animal: Uma das funções da área envolve o monitoramento e controle de doenças, sem contar que também contribui com o manejo sanitário, o que consequentemente garante a saúde dos rebanhos.
Auxilia a melhorar a genética: Com o intuito de aumentar a produtividade é realizado melhoramento genético, isso auxilia a melhorar a qualidade dos produtos feitos a partir dos animais.
Um dos objetivos é contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente: As práticas da Zootecnia focam em preservar o meio ambiente e minimizar o impacto ambiental da produção animal.
O bem-estar animal é prioridade: Uma das questões mais importantes da profissão é garantir o bem-estar animal, por meio de técnicas de manejo que visam pelo conforto, redução de estresse e prevenção dos maus-tratos.
Faz parte da economia: Esse é o ponto alto da Zootecnia, ela contribui na economia e no agronegócio, gerando empregos e movimentando a cadeia produtiva constantemente.
Impulsiona a tecnologia e a inovação: Com práticas que fazem uso de tecnologias avançadas como a IA, automação e biotecnologia, o ramo ajuda na evolução da área tecnológica que faz parte da vida no campo.
Entre tantas funções, Tinini conta com mais exemplos de como a Zootecnia agrega na vida do campo na prática.
“A melhoria que proporciona o aumento na qualidade dos produtos animais é um dos principais avanços proporcionados pela área. Por meio da seleção e melhoramento genético, os zootecnistas desenvolvem raças de animais mais produtivas e resistentes a doenças. A rotação de culturas e pastagens permite o uso eficiente da terra, onde culturas e pastagens são alternadas, melhorando a fertilidade do solo, controlando pragas e doenças. A integração lavoura-pecuária é outro exemplo de como a profissão e a agricultura se interligam de forma benéfica. Além disso, a pesquisa em nutrição animal garante que os animais recebam dietas balanceadas, resultando em maior produção de leite, carne e ovos. Essas melhorias não somente aumentam a eficiência da produção animal, mas também contribuem para a sustentabilidade do sistema agrícola como um todo.”
Com isso, em que área é possível atuar como zootecnista?
Vistoria e assessoria técnica;
Pesquisa e extensão;
Instituição de ensino;
Consultoria;
Administração de propriedades;
Formulação e desenvolvimento de rações e suplementos alimentares;
Agroindústrias, seja em tradings, laticínios ou frigoríficos;
Desenvolvimento de tecnologias da área;
Criação de animais voltado para terapias assistidas por animais.
De fato, a Zootecnia é essencial para o desenvolvimento do agronegócio, essa ciência é responsável por aumentar a produtividade no campo.
Por isso, se você deseja dar início a uma graduação, a Faculdade UNIGUAÇU é sua melhor opção, agende sua prova do Vestibular Agendado 2024 pelo site: www.uniguacu.com.br e faça seu caminho conosco.
Fonte: Assessoria