106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica, publicou o último informe da dengue do período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023. Foram notificados 6349 casos, confirmados 3655 e 02 óbitos em decorrência da dengue. O segundo óbito confirmado é de uma mulher, 54 anos, apresentava comorbidades. O óbito ocorreu no mês de maio. Outros 04 óbitos foram descartados, tendo ocorrido por outras causas.
Segundo a vigilância epidemiológica, os dados de 2023/2024 podem ser atribuídos, em grande parte, às mudanças climáticas, influenciadas, principalmente, pelo El Niño. O aumento da pluviosidade e das temperaturas médias tem sido importantíssimos para a proliferação do Aedes aegypti, fazendo com que a densidade vetorial aumente, o que reflete na transmissão da dengue, sendo imprescindível a eliminação dos criadouros.
A secretaria se mantém vigilante quanto ao cenário e já trabalha definindo novas e contínuas estratégias para o novo período epidemiológico e pedimos a colaboração de toda a população com a eliminação de potenciais criadouros do vetor. O último período foi de muito trabalho e dedicação das equipes. “A dengue está presente em praticamente em todo o País e em Medianeira não foi diferente. Assim como em outros estados e municípios, aqui também houve enfrentamento dessa grande epidemia. Não medimos esforços para a realização de ações resolutivas, porém precisamos da ajuda da população, o controle do vetor Aedes é de responsabilidade de todos”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cleide Mari da Silva.
Fonte: Assessoria