Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Campanha de vacinação nas escolas do Paraná é prorrogada até o fim de agosto

Campanha teve início no dia 5 deste mês com foco na vacina contra a Influenza.

Campanha de vacinação nas escolas do Paraná é prorrogada até o fim de agosto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (14) a prorrogação da campanha de vacinação nas escolas do Paraná até o dia 31 de agosto. A ação, que integra também a Secretaria da Educação (Seed), visa ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 3.276 instituições de ensino estaduais e municipais (inclusive creches e berçários), das 399 cidades do Estado.

A aplicação dos imunizantes teve início no dia 5 de agosto, com foco na vacina contra a Influenza. Um balanço parcial com os números de doses aplicadas deve ser divulgado pela Sesa nos próximos dias. Os alunos também podem atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, DTP e HPV. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, César Neves, a ampliação da campanha busca fortalecer a conscientização sobre a importância da imunização e garantir maior cobertura vacinal no Paraná. “Temos lutado muito para aumentar as nossas coberturas vacinais. Contudo, os índices precisam e devem melhorar. Por isso, celebramos esse grande acordo com a Secretaria da Educação para continuar levando a vacina para dentro das escolas, a fim de que os pais possam ser sensibilizados dessa importância e estimulem seus filhos a se vacinarem”, afirmou.

O secretário de Educação, Roni Miranda, também ressaltou a importância da imunização. “Doenças infecciosas podem prejudicar não somente a saúde dos nossos meninos e meninas, como também comprometer o fluxo do aprendizado, uma vez que o aluno doente, na maioria das vezes, falta às aulas. A prorrogação da força-tarefa de imunização reforça tanto o desenvolvimento educacional como a saúde dos estudantes”, ressaltou.

A vacinação acontece a partir da autorização dos pais ou responsáveis, após a assinatura de um termo de consentimento. Antes de cada aplicação, as equipes de saúde avaliam a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber. O imunizante da Influenza está integralmente disponível em todas as instituições que participam da campanha. Outros imunizantes poderão variar de acordo com a estratégia de distribuição adotada pelos municípios.

Fonte: AEN

Autor do post