106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em entrevista ao Costa Oeste News nesta sexta-feira, 16, Anderson Jacob, gerente de agência da Cresol, avaliou o início do Plano Safra. Segundo ele, a cooperativa já concluiu a contratação do custeio de soja para todos os seus cooperados, demonstrando proatividade e agilidade no atendimento às necessidades dos produtores rurais.
"O plano safra iniciou agora no mês de julho, e a gente já tem todas as nossas contratações e custeio de soja dos nossos cooperados, já estão todos contratados. A gente já se antecipou, vem atualizando os cadastros, deixando tudo pronto para quando se iniciou o plano safra, quando surgiram as linhas ali, as portarias abriram, a gente conseguiu já contratar e deixar os nossos cooperados todos preparados com o custeio", afirmou.
Apesar das expectativas iniciais dos produtores não terem sido totalmente atendidas, a Cresol tem conseguido oferecer as condições necessárias para que os investimentos sejam realizados. "Não veio o que era esperado pelo produtor, mas sim, a gente tá conseguindo operar, tá conseguindo fazer os investimentos que os nossos produtores precisam", explicou.
Quanto às taxas de juros, Anderson Jacob informou que houve poucas alterações em relação ao ano anterior, principalmente para os cultivos de soja e milho. "Não teve muita mudança, a questão de taxas também não teve muita mudança, algumas e outras linhas sim aconteceu uma redução, mas as principais que é dos cultivos que a gente tem aqui dentro do município, elas se permaneceram à mesma, principalmente para custeios", detalhou.
A Cresol também se destaca por ter iniciado antecipadamente a liberação do custeio para o milho, mesmo com o plantio previsto para janeiro e fevereiro. "Nós já estamos liberando o custeio do Milho, que não é o pré-custeio e sim o custeio de milho da mesma forma que tem o custeio da soja, a gente já tá liberando o custeio do Milho. A gente sabe que se inicia ali por janeiro, fevereiro, o plantio do Milho, mas a Cresol já se antecipou e já tá fazendo essa liberação, hoje é a única instituição que já tá operando com o custeio do Milho”, informou.
O gerente da Cresol ressaltou a antecipação, considerando a instabilidade dos preços das commodities. "A gente sabe que o preço do das commodities não tá, o que de se esperar, a soja vem baixando, o milho deu uma estagnada, então para você fazer uma boa compra com desconto, a gente já tem esse custeio", concluiu.
Fonte: Costa Oeste News