Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reunião com gestores municipais da Linha Ecológica enfoca ações executadas na região Oeste

A reunião teve como pauta os desafios e iniciativas previstas para os próximos meses.

  • 16/08/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Reunião com gestores municipais da Linha Ecológica enfoca ações executadas na região Oeste

Nesta quinta-feira (15) foi realizada a 3ª Reunião de Alinhamento com Gestores Municipais do Convênio Linha Ecológica, em Cascavel. Foram reunidos aproximadamente 200 gestores municipais de cultura (GMCs) e gestores municipais de educação ambiental (GMEAs) de 55 municípios do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. A pauta da reunião enfocou desafios e iniciativas previstas para os próximos meses.

O gestor do Convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, ressalta o momento de integração dos dois grupos, de cultura, e de educação ambiental. “Esse é o momento de todos saberem o que está acontecendo, tanto na educação ambiental, quanto na cultura, como temas transversais”, observa.

Foi uma reunião de alinhamento para a gente poder passar o andamento de como tem sido as ações que a gente já realizou durante o ano de 2024, como Convênio Linha Ecológica, e ouvir principalmente o feedback dos municípios, através dos gestores, para saber como é que essas atividades estão sendo realizadas, quais são as dificuldades, o que tem dado certo”, destaca a gestora do convênio pela Itaipu Binacional, Emanuela Santos.

Durante o encontro houve a apresentação dos novos gestores que passarão a integrar as equipes responsáveis pelo desenvolvimento das ações do convênio. O evento também contou com um relato sobre as apresentações teatrais realizadas pelo grupo Sou Arte nos municípios participantes, destacando a importância da arte como ferramenta de educação e conscientização ambiental.

Os GMCs discutiram a participação no III Encontro de Cultura do Interior do Paraná, evento que busca fortalecer a gestão cultural nos municípios. Paralelamente, os GMEAs participaram de uma visita técnica focada em Segurança Alimentar e Nutricional, abordando a interseção entre educação ambiental e alimentação saudável.

A formação continuada dos gestores foi outro ponto de destaque, com a primeira formação para GMCs focada nos “Desafios Contemporâneos da Gestão Participativa”. Já os GMEAs participaram de uma formação sobre “Mudanças Climáticas”, com previsão de uma segunda etapa. Exposições itinerantes e o projeto Ciência na Esfera também foram debatidos como instrumentos de disseminação de conhecimento.

As metas do convênio, como as oficinas de educação ambiental para gestores de resíduos sólidos e as oficinas de segurança hídrica, foram revisadas, assim como a circulação de espetáculos da Correnteza Cultural.

Outros tópicos discutidos incluíram alinhamentos sobre a prestação de contas, campanhas educativas integradas, a campanha “Primavera nos Museus”, e a primeira formação para agentes de museus, memória e patrimônio. A participação dos GMEAs no XVIII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) e o aniversário do Ecomuseu de Itaipu também foram temas abordados.

Por fim, os gestores se inteiraram do calendário das ações previstas para os próximos meses, enfatizando a importância de uma gestão integrada e participativa para o sucesso das iniciativas do convênio Linha Ecológica.


Fonte: Assessoria

Autor do post