Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Juíza Eleitoral esclarece regras para a propaganda eleitoral e combate à desinformação em São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia

O foco da justiça eleitoral é um processo isonômico e garantir o voto sem qualquer interferência.

  • 20/08/2024
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Juíza Eleitoral esclarece regras para a propaganda eleitoral e combate à desinformação em São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia

A juíza eleitoral, Daniela Franco Reis e Silva Sá, da 122ª Comarca, responde pela condução dos trabalhos na eleição de 2024 nas cidades de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia/PR. A Meritíssima concedeu entrevista à Rádio Costa Oeste, em que alertou os eleitores quanto à garantia de um voto sem qualquer interferência, à redução da quantidade de candidatos ao cargo de prefeito e vereador, e às ferramentas disponíveis para o combate às fake news.


O que não é permitido a partir de agora com vistas à campanha eleitoral?

Juíza Daniela Franco: Nós começamos efetivamente a propaganda eleitoral agora, até o começo de outubro. Então, a partir de agora, pedido explícito de votos por qualquer candidato ou partido político não é mais proibido; agora é permitido. Nós temos algumas regras voltadas para que o voto do eleitor seja um voto que represente a sua vontade. Tem aquelas regras que todo mundo conhece, como a proibição de distribuir santinho no dia da eleição, não pode showmício com artistas, embora comício seja permitido, e não pode lives com artistas. As regras do que pode ou não pode na propaganda são inúmeras; eu poderia destacar as mais importantes. Até 48 horas antes do dia das eleições, até dois dias antes, é permitido o comício, desde que não tenha show de artista. Isso também vale para o âmbito da internet. Alto-falantes são permitidos desde que estejam no contexto de uma carreata, passeata ou comício.

O eleitor pode ganhar camiseta, boné, durante a eleição?

Juíza Daniela Franco: Todo mundo em campanha eleitoral ganha um chaveirinho, um boné. Se alguém te oferece um boné, e é o candidato em quem você vai votar ou está pensando em votar, se você admira o trabalho daquela pessoa, você pode receber o boné, pode usar, pode fazer campanha para ele, não tem problema. O que você não pode é receber um boné como condição para votar, receber uma cesta básica. Se você fizer isso, está vendendo seu voto por muito pouco, e ele vale muito.

Qual o tamanho ideal em caso de adesivo?

Juíza Daniela Franco: A questão das bandeiras também é algo que confunde bastante. Antigamente, as pessoas costumavam colocar várias bandeiras e adesivos nas casas quando queriam apoiar um candidato. Hoje, mesmo que seja o candidato em quem a pessoa vai votar, só é permitido um adesivo de meio metro quadrado.

Ainda é permitido se voluntariar para ser mesário?

Juíza Daniela Franco: Ficamos muito felizes em saber que aqui em São Miguel, mais de 50% dos nossos mesários são voluntários. Isso é um grande feito, não é a realidade de todos os lugares do Brasil. Já enviamos as convocações, mas pode acontecer de alguma pessoa ter algum problema de saúde. Se nós tivermos mais voluntários, vamos incluí-los sim. As vantagens de ser mesário incluem o serviço prestado à comunidade no dia da eleição. Eu mesma fui voluntária desde os 16 anos, gostava muito, mas, principalmente, há um benefício prático: para cada dia de convocação, você ganha dois dias de folga do trabalho.

Quantos eleitores estão aptos a exercer o voto?

Juíza Daniela Franco: Atualmente, em São Miguel, temos 21.634 eleitores aptos à votação, e em Itaipulândia, 9.696. Tivemos uma alteração significativa no número de candidatos, um efeito que ocorreu em todo o Brasil, com uma redução significativa entre a eleição municipal de 2020 e a de 2024. Em São Miguel, tivemos uma redução no número de candidatos a prefeito, de nove para três, e de vereadores, de 98 para 85. Em Itaipulândia, a redução foi de seis para dois candidatos ao cargo de prefeito, e de 95 para 54 para a vereança, o que foi a redução mais significativa.

De que maneira a comunidade pode contribuir para os trabalhos do TRE?

Juíza Daniela Franco: As pessoas são os olhos da justiça eleitoral aqui. Nós não temos como estar presentes em todos os lugares, então, contamos com alguns mecanismos. O primeiro deles é o “Gralha Confere”, relacionado às fake news, que são um grande problema nas eleições. Por exemplo, vai ter segundo turno em São Miguel? Não.Como saber se isso é verdade ou não? Entre no Gralha Confere; basta digitar no Google “Gralha Confere TRE” e já vai aparecer todas as conferências dessas notícias.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post