Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Formação continuada capacita profissionais para atender alunos com TEA

Agentes de apoio recebem orientações para oferecer um suporte mais qualificado aos estudantes.

  • 23/08/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
São Miguel do Iguaçu: Formação continuada capacita profissionais para atender alunos com TEA

Em um evento realizado nesta sexta-feira(23), na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, agentes de apoio de escolas e CMEIs da cidade participaram de uma formação continuada com foco no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa, organizada pela Coordenadoria da Educação Especial, reuniu uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais e a coordenadora da equipe, com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e o acompanhamento desses estudantes.


"Hoje a gente fez uma formação para todos os agentes de apoio que atendem os nossos alunos do Município com autismo. A gente resolveu ofertar essa formação para essas pessoas que trabalham com autistas com nível 1 de suporte e tanto que atendem nossos alunos no CMEI como também nas escolas. A gente explicou um pouco como que funciona o nosso trabalho da equipe de Educação Especial, trouxe as atribuições do cargo do que é esperado pro cargo deles e também a gente teve uma parceria com a Maria que é assistente social que trouxe um pouco a parte ética do trabalho, como se portar, como atender a família, a parte do servidor público, como que esse servidor deve se portar no ambiente de trabalho", explicou Bruna Marques, psicóloga.

A formação abordou temas como as especificidades do TEA, as atribuições do agente de apoio, a comunicação eficaz com os alunos e as famílias, além de questões éticas e legais relacionadas ao atendimento desses estudantes. "Eu acho que foi bem Positivo. a gente teve um momento de troca, de tirar dúvidas, solucionar as possíveis dúvidas e eu acho que elas receberam de uma maneira bem positiva", avaliou Bruna.

A demanda por essa formação se justifica pela crescente inclusão de alunos com TEA nas escolas e CMEIs da cidade. "Na verdade a gente já tinha feito esse primeiro chamamento No início do ano, agora depois das férias como teve mais alunos inclusos, mais alunos com laudo, a gente precisou fazer um segundo chamamento. esse momento de hoje foi para passar essas informações, e agora a gente tá retomando agora no mês de agosto porque são profissionais novos que estão entrando agora, esse ano para atender esses alunos com autismo. eu acho que foi bem positivo", afirmou Ana Lu, agente de apoio.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post