106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A concessionária Arteris registra aumento de 25% em fatalidades em colisões traseiras neste ano. Responsável por 3.200 quilômetros de malha viária no país, a Arteris viu saltar de 36 para 45 o número de mortes devido a acidentes de colisão traseira nos primeiros sete meses do ano em relação ao mesmo período de 2023.
O levantamento das concessionárias Arteris em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina ainda mostrou que, no mesmo período, foram 4.062 acidentes da mesma natureza envolvendo veículos leves e pesados em 2023. Neste ano, foram registradas 4.240 ocorrências.
Para reduzir o número de acidentes e até fatalidades no trânsito, a companhia realiza ações de conscientização do Programa Viva com usuários nas rodovias e em empresas próximas a elas. Neste ano, a Arteris ainda aderiu ao Pacto Pela Segurança Viária da Melhores Rodovias do Brasil – ABCR, o que fortalece seu objetivo de valorização da vida.
“Apesar do aumento pontual em alguns tipos de ocorrências, no geral a Arteris tem conseguido salvar mais vidas com investimentos e ações específicas. Foi assim que reduzimos em 51% as fatalidades, entre 2010 e 2020, alcançado a meta da ONU. Renovamos esse mesmo compromisso entre 2020 e 2030 e contamos com o respeito às leis de trânsito e direção segura dos motoristas”, explica Marcelo Sato, superintendente do Núcleo de Operações da Arteris.
Abaixo, confira algumas dicas essenciais para evitar colisões traseiras:
Mantenha uma distância segura: Fique a pelo menos dois metros de distância do veículo à frente. Aumente essa distância em condições adversas.
Atenção total: Evite distrações, como o uso de celular. Mantenha o foco na estrada e no tráfego ao redor.
Fonte: Bem Paraná