Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu cresce no VBP apesar da estiagem

Município enfrenta nova queda na produtividade e busca diversificar a produção.

São Miguel do Iguaçu cresce no VBP apesar da estiagem

A segunda safra de 2023-2024 trouxe expectativas para os produtores de milho de São Miguel do Iguaçu, no entanto, a realidade no campo foi outra. a estiagem mais uma vez impactou a produtividade resultando em uma média de 5700 kg por hectare, bem abaixo das previsões iniciais.


"Em relação à segunda safra do ano 23/24, a principal cultura aqui evidentemente é o milho. A média que nós estamos fechando em torno de 5700 kg por hectare, nós estimamos inicialmente em torno de 6500 a 7000 kg. O extremo oeste aqui no entorno de São Miguel do Iguaçu, a média tá dentro de todos os municípios aqui. Influenciado sim, por alguns momentos de estiagem aqui na região novamente em 2024", explica Jovir Vicentini, economista do DERAL.

Enquanto municípios vizinhos como Cascavel alcançaram até 8000 kg por hectare, São Miguel do Iguaçu sofreu novamente com a falta de chuvas. Essa situação refletiu diretamente no valor bruto da produção (VBP) do município, que apresentou um crescimento menor do que a média do estado e do Oeste do Paraná.

"Que no valor bruto de produção que foi divulgado agora em meados do ano, o município de São Miguel do Iguaçu, teve um crescimento ligeiramente menor que a média do estado e a média do Oeste como um todo. O núcleo de Cascavel para se ter uma ideia dos 28 municípios, nós crescemos em valor bruto de produção de 22 para 23 aproximadamente 10%. São Miguel de Iguaçu ficou abaixo de TRes, ele teve uma quebra de novo em 2023 na soja, não tão expressiva quanto a 2022, mas teve uma quebra. Diferentemente de municípios como Cascavel, Catanduvas, ali no entorno de Cascavel, que a safra de soja do ano passado foi uma das melhores. Isso culminou na redução do VBP. Em condição normal de clima e condição normal de preço, a nossa região como um todo e São Miguel do Iguaçu não seria diferente, nós teríamos uma boa participação no valor bruto Acima da média do Estado, lamentavelmente quando nós temos algum alguma Intempérie em termos de clima como aconteceu de novo, em relação à soja na safra 22/23 um crescimento abaixo da média para São Miguel do Iguaçu. Falando do valor bruto de produção propriamente dito, cinco produtos dentro do Município de São Miguel, representam aproximadamente 85% de tudo que se produz aqui. Concentradamente nas duas últimas safras, em soja, aves, milho, produção de suino para abate e ovo galado, ele se destaca dentro dos cinco maiores valores bruto de produção, ganhando inclusive da produção de leite", detalha Vicentini.

A concentração da produção em poucos produtos, como soja, milho, aves e suínos, torna o município vulnerável a oscilações climáticas e de mercado. Apesar do crescimento da produção de tilápia, o desafio é diversificar ainda mais a matriz produtiva.

"Tivemos alguns segmentos dentro do município que alavancaram, outros diminuíram, devido ao preço, estimativas de produção que diminuíram, mas dentro de um uma análise geral, nosso município tem uma capacidade enorme ainda de crescer nessa lista, aonde podemos ter um VBP dentro do Estado significativo e trazendo recursos pros agricultores, pro município, aonde o município pode criar políticas e de incentivo produção agropecuária", afirma Marcelo Alexandre, secretário de agricultura do município.

A estiagem e a concentração da produção em poucos produtos são desafios que São Miguel do Iguaçu precisa enfrentar para garantir a sustentabilidade da agricultura local e o crescimento do setor. A diversificação da produção e o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a agricultura familiar são caminhos para superar essas dificuldades e fortalecer a economia do município.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post