106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última sexta-feira, 6 de setembro de 2024, encerrou-se o III Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária – Categoria Oficiais e Praças – 2024. As atividades do referido curso foram desenvolvidas na 2ª. EsFAEP/APMG – Maringá de 12 a 23 de agosto de 2024 (1º. Ciclo) e de 26 de agosto a 6 de setembro de 2024 (2º. Ciclo).
A 3ª. Edição desta capacitação contou com 129 militares estaduais pertencentes aos Batalhões e Companhias Independentes operacionais da PMPR que possuem equipes de Patrulha Rural Comunitária. Ao total – somadas as edições de 2022, 2023 e 2024 – foram capacitados pela PMPR, por meio da Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, 463 policiais militares, dentre oficiais de ligação e praças que desenvolvem as atividades previstas na Política de Enfrentamento à Criminalidade no Ambiente Rural – Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, conforme prevê a Diretriz nº. 002/2024-PM/3.
O curso é composto 100 horas-aula divididas em 14 disciplinas voltadas para a atuação prática da modalidade de policiamento de patrulhamento rural comunitário (Técnicas de Abordagem Policial, Direitos Humanos, Interação Comunitária e Cadastro Rural, Doutrina de Emprego Patrulhamento Rural Comunitário, Defesa Pessoal Policial, Ações de Combate aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, Legislação Ambiental Aplicada, Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade em Ambiente Rural, Armamento, Munição e Tiro Policial com habilitação para o armamento Carabina 5,56 IA2 Imbel, Conduta de Patrulha em Ambiente Rural, Sistema Mobile PMPR – Sistema SADE, Sobrevivência Policial, Atendimento Pré- Hospitalar de Combate e Direção Policial Preventiva – Viaturas com Tração 4×4). Ao final do curso os discentes foram incentivados a promover um Seminário de Boas Práticas em Patrulhamento Rural Comunitário sobre Tecnologias 4.0 de cadastros e patrulhamento, além de participar de palestras sobre o Programa Mulher Segura (SESP/PMPR) e sobre transporte, manuseio e ações de prevenção a crimes contra o patrimônio (foco: semoventes e insumos agrícolas) em propriedades rurais com técnicos da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
A Patrulha Rural do 14ºBPM, responsável pelo atendimento dos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Missal e Serranópolis do Iguaçu, formou 05 militares no curso , os quais compõem as 04(quatro) equipes de Patrulha Rural da unidade.
Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença.
Fonte: Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária Seção de Operações – SEOP Subcomando-Geral da PMPR.