Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Observatório Social em Foz do Iguaçu vence prêmio nacional na categoria Transparência

Trabalho de elaboração de indicadores comparou o desenvolvimento da cidade com o de outras localidades, sendo eleito por análise técnica.

  • 09/09/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Observatório Social em Foz do Iguaçu vence prêmio nacional na categoria Transparência

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) se sagrou vencedor do prêmio nacional de boas práticas no eixo de atuação Transparência. O resultado da seleção foi divulgado pelo Sistema OSB no último dia 5.

A entidade iguaçuense conquistou a premiação com o trabalho de produção e análise de indicadores de gestão. O estudo comparou Foz do Iguaçu com outras localidades e demonstrou que a cidade não figura na lista das mais desenvolvidas do Paraná.

O diagnóstico considerou o desempenho em educação, geração de emprego e saúde, a partir de dados oficiais, sendo coordenado pelo voluntário Haralan Mucelini. O comparativo perfilou informações de sete cidades de porte similar.

O concurso de boas práticas da rede nacional de controle social avalia ações nas cidades que impactam diretamente a vida dos cidadãos e municípios. Os vencedores são escolhidos pelo voto direto na internet ou por um júri técnico, em quatro categorias.

“É um reconhecimento valioso que recebemos para o nosso trabalho em Foz do Iguaçu, a partir do exame de técnicos e lideranças que são referências no país”, celebrou o presidente do OSB – FI, Jaime Nascimento. Ele reforçou que a atuação da entidade iguaçuense é 100% voluntária.

A produção e a análise de indicadores de Foz do Iguaçu, lembra o dirigente, foram apresentadas à sociedade civil, subsidiando lideranças e agentes públicos com as informações. E ainda discutidas em audiência pública na Câmara de Vereadores, que reuniu comunidade, prefeitura e universidades.

“O poder público – Executivo e Legislativo – recebeu essas informações que o Observatório Social produziu, com um pedido para que o município desenvolva mecanismos eficientes para tornar os indicadores acessíveis e parte da gestão, para subsidiar a tomada de decisões e como prática de transparência”, disse. “Ainda aguardamos a efetivação dessa demanda”, reivindicou.

Projeção nacional

O concurso de boas práticas do Sistema OSB reconhece e premia ações voluntárias que colaboram para a eficiência da gestão e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das cidades. É uma vitrine nacional em favor do controle social, da integridade e da cidadania.

Observatórios sociais concorrem em quatro eixos, submetidos à análise técnica, em gestão pública, educação fiscal, transparência e ambiente de negócios, e na modalidade de votação popular. Os vencedores são anunciados em evento nacional.  

Fonte: Assessoria

Autor do post