106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) promove no dia 16 de setembro (segunda-feira), às 19h30, na sede da autarquia, em Curitiba, evento de mobilização contra o consumo do cigarro eletrônico, concedendo homenagens a parlamentares locais que estão engajados na luta para que o Projeto de Lei 5.008/2023, que visa regulamentar tais dispositivos, também conhecidos como vapes e pods, não seja aprovado.
O PL de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), deveria ter sido votado no início do mês pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, mas não entrou novamente na pauta.
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) têm a venda e distribuição proibidas no Brasil desde 2009, mas alguns grupos têm pressionado pela sua regulamentação. Por outro lado, por conta dos malefícios que os cigarros eletrônicos causam à saúde, diversas organizações criticam o seu consumo.
Cerca de 80 entidades da área médica, entre elas a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), já se manifestaram em posição contrária ao PL. Tanto o CRM-PR quanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) comungam deste mesmo posicionamento e reivindicam a rejeição desta proposta, advertindo que o projeto poderá aumentar o uso desses dispositivos, causando danos à saúde, como problemas respiratórios e cardiovasculares.
Com o intuito de apoiar este movimento contra a liberação dos DEFs, o CRM-PR irá homenagear neste evento parlamentares paranaenses que se destacam na luta em prol da saúde pública e que se posicionam contra a importação, produção e comercialização de cigarros eletrônicos.
A luta contra o cigarro eletrônico no Paraná
Foram convidados para receber a “Moção de Aplausos pela luta contra o cigarro eletrônico” os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD), Fábio Oliveira (Podemos), Tercilio Turini (MDB), presidente da Comissão de Saúde Pública, e Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco Parlamentar da Saúde Pública, além do vereador Tico Kuzma, autor da Lei Antifumo municipal e do projeto de lei em Curitiba contra cigarro eletrônico.
Também foram convidados para o evento o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves, e a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas. Pelo CRM-PR, estarão presentes o presidente, Romualdo José Ribeiro Gama; do vice-presidente, Eduardo Baptistella; do 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior; e da coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Tisiologia, Katiuscia da Cunha Lopes Fogaça. Haverá transmissão online do evento.
Pronunciamento de alerta
No dia 2 de setembro, o presidente do CRM-PR, Romualdo Gama, fez um pronunciamento sobre o assunto durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) alertando sobre os riscos e defendendo a proibição do comércio e da propaganda desses produtos no país.
“Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde e o Estudo Nacional sobre Uso de Drogas entre Adolescentes, aproximadamente 1 em cada 4 jovens brasileiros com idades entre 18 e 24 anos (24,6%) já experimentou cigarros eletrônicos, mesmo com sua venda proibida no Brasil”, observou Gama. Na avaliação dele, “esse número reflete um crescimento em relação ao ano anterior, quando a estatística era de 20,3%. Este aumento significativo, em um curto período, alerta para a necessidade de intensificação das ações de prevenção e conscientização”, enfatizou.
Fonte: Bem Paraná