Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Médicos do Paraná se mobilizam contra a liberação de cigarros eletrônicos

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) têm a venda e distribuição proibidas no Brasil desde 2009.

Médicos do Paraná se mobilizam contra a liberação de cigarros eletrônicos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) promove no dia 16 de setembro (segunda-feira), às 19h30, na sede da autarquia, em Curitiba, evento de mobilização contra o consumo do cigarro eletrônico, concedendo homenagens a parlamentares locais que estão engajados na luta para que o Projeto de Lei 5.008/2023, que visa regulamentar tais dispositivos, também conhecidos como vapes e pods, não seja aprovado.

O PL de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), deveria ter sido votado no início do mês pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, mas não entrou novamente na pauta.

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) têm a venda e distribuição proibidas no Brasil desde 2009, mas alguns grupos têm pressionado pela sua regulamentação. Por outro lado, por conta dos malefícios que os cigarros eletrônicos causam à saúde, diversas organizações criticam o seu consumo.

Cerca de 80 entidades da área médica, entre elas a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), já se manifestaram em posição contrária ao PL. Tanto o CRM-PR quanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) comungam deste mesmo posicionamento e reivindicam a rejeição desta proposta, advertindo que o projeto poderá aumentar o uso desses dispositivos, causando danos à saúde, como problemas respiratórios e cardiovasculares.

Com o intuito de apoiar este movimento contra a liberação dos DEFs, o CRM-PR irá homenagear neste evento parlamentares paranaenses que se destacam na luta em prol da saúde pública e que se posicionam contra a importação, produção e comercialização de cigarros eletrônicos.

A luta contra o cigarro eletrônico no Paraná

Foram convidados para receber a “Moção de Aplausos pela luta contra o cigarro eletrônico” os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD), Fábio Oliveira (Podemos), Tercilio Turini (MDB), presidente da Comissão de Saúde Pública, e Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco Parlamentar da Saúde Pública, além do vereador Tico Kuzma, autor da Lei Antifumo municipal e do projeto de lei em Curitiba contra cigarro eletrônico.

Também foram convidados para o evento o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves, e a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas. Pelo CRM-PR, estarão presentes o presidente, Romualdo José Ribeiro Gama; do vice-presidente, Eduardo Baptistella; do 1º secretário, Fernando Fabiano Castellano Junior; e da coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Tisiologia, Katiuscia da Cunha Lopes Fogaça. Haverá transmissão online do evento.

Pronunciamento de alerta

No dia 2 de setembro, o presidente do CRM-PR, Romualdo Gama, fez um pronunciamento sobre o assunto durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) alertando sobre os riscos e defendendo a proibição do comércio e da propaganda desses produtos no país.

“Em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde e o Estudo Nacional sobre Uso de Drogas entre Adolescentes, aproximadamente 1 em cada 4 jovens brasileiros com idades entre 18 e 24 anos (24,6%) já experimentou cigarros eletrônicos, mesmo com sua venda proibida no Brasil”, observou Gama. Na avaliação dele, “esse número reflete um crescimento em relação ao ano anterior, quando a estatística era de 20,3%. Este aumento significativo, em um curto período, alerta para a necessidade de intensificação das ações de prevenção e conscientização”, enfatizou.

Fonte: Bem Paraná

Autor do post