106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A falta de equipamentos adequados e o efetivo abaixo do necessário estão comprometendo o atendimento do Corpo de Bombeiros em São Miguel do Iguaçu. Uma situação que se agravou ainda mais após o incêndio registrado na última quarta-feira (11), na rua Floresta, no centro da cidade.
Segundo informações exclusivas obtidas pelo Costa Oeste News, o Corpo de Bombeiros tem enfrentado dificuldades para atender a todas as ocorrências, especialmente as que envolvem incêndios florestais. A ausência de um caminhão autotanque florestal (ABTF), cedido para Foz do Iguaçu, tem dificultado o combate a incêndios em áreas rurais, onde o terreno é mais acidentado.
O caminhão ABTF, com tração 4x4 e autonomia para despejar água sem sair do veículo, é fundamental para atender a essas ocorrências que por ser mais autônomo, ajuda muito a equipe que hoje é reduzida por falta de efetivo. Sem esse equipamento, os bombeiros têm utilizado o caminhão auto bomba tanque resgate (ABTR) e o caminhão da defesa civil, que não possui as mesmas características e é destinado apenas ao transporte de água potável.
A deficiência no atendimento ficou evidente durante o incêndio da última quarta-feira. O caminhão da defesa civil atolou no terreno irregular e o caminhão do Corpo de Bombeiros precisou parar mais distante para não ocorrer a mesma situação.
Foz do Iguaçu, em contraste, possui um caminhão ATF além de outros três caminhões de combate a incêndio e três postos de apoio.
A falta de recursos e pessoal coloca em risco a segurança da população de São Miguel do Iguaçu e exige uma ação urgente das autoridades para solucionar o problema.
O Costa Oeste News continuará acompanhando o caso e cobrando soluções para garantir a segurança de todos.
Fonte: Costa Oeste News