106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A operação foi realizada nas rodovias entre Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu (PR). Os três carros transportavam uma grande quantidade de eletrônicos, como smartphones e videogames, estimados em R$ 160 mil. A carga foi considerada irregular por não possuir a devida documentação fiscal e a comprovação dos impostos pagos.
Em outro momento da operação, cinco ônibus de 'turismo' foram retidos em Santa Terezinha de Itaipu e em São Miguel do Iguaçu. Um deles tentou se esconder em um posto de combustível, mas foi localizado e retido após a tentativa de evasão. Outro ônibus precisou ser guinchado. Todos os ônibus estavam carregados com uma variedade de produtos irregulares, incluindo eletrônicos e cosméticos. O valor total das mercadorias apreendidas nesses ônibus foi de aproximadamente R$ 900 mil.
Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos cabíveis. Os motoristas e passageiros foram liberados, mas serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração dos ilícitos, podendo os responsáveis responderem pelo crime de contrabando ou descaminho.
A ação demonstra o comprometimento da Receita Federal em combater o contrabando e o descaminho. Além de causarem danos aos cofres públicos, os produtos importados de forma ilegal promovem a concorrência desleal. A Receita Federal continuará a intensificar suas ações para enfrentar práticas ilegais e proteger a integridade do mercado nacional.
Para denúncias anônimas, a população pode entrar em contato pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: RFB