106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Adetur Cataratas e Caminhos, com o apoio da Rede Brasileira de Trilhas, realizou recentemente a implantação da sinalização rústica no trecho do Caminhos do Peabiru em Foz do Iguaçu. O próximo passo é o município receber e implantar as placas complementares de sinalização turística, identificando e direcionando os principais atrativos e empreendimentos com infraestrutura de apoio deste trecho.
O Caminhos do Peabiru em Foz do Iguaçu compreende um trecho de 12,1 quilômetros, no entorno do Parque Nacional do Iguaçu, desde a divisa com Santa Terezinha de Itaipu até a porta de entrada do Parque Nacional. A sinalização dentro do Parque será feita em breve juntamente com a equipe do Parque e ICMBio.
A sinalização é em ambos sentidos, tanto norte, quanto sul. O Caminhos do Peabiru é uma rota transcontinental pré-cabralina, que foi muito utilizada por indígenas brasileiros e primitivos povos andinos. A marca da pegada sinalizada remete a cultura indígena e a uma pata de onça, animal símbolo do Parque Nacional do Iguaçu. Na região Cataratas e Caminhos, o Caminhos do Peabiru começa em Santa Tereza do Oeste, passando por Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até Foz do Iguaçu, contemplando grande parte do Parque Nacional do Iguaçu, chegando nas Cataratas do Iguaçu, maravilha mundial da natureza.
A coordenadora técnica da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, explica que Caminhos do Peabiru conectará com os outros roteiros do Caminhos do Iguaçu, sendo a Rota da Fé, Rota dos Pioneiros e Caminho Coluna Prestes. “Será um grande roteiro regional, de trilhas e caminhos que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas, conectando os 19 municípios da nossa região, interligando o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu. O principal objetivo é o desenvolvimento da nossa região através da atividade turística, aliado a conservação do meio ambiente”, finaliza.
O Caminhos do Iguaçu conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário.
Fonte: Assessoria